Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De olho no orçamento!

Você sabe gerenciar suas finanças? Teste ajuda a descobrir qual o seu potencial de endividamento

Redação Bonde
08 out 2014 às 14:39
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As mulheres têm fama de gastar além da conta com compras desnecessárias, mas o consumismo exagerado não é uma exclusividade feminina. Uma pesquisa divulgada no ano passado já provou isso. Para ajudar os consumidores a identificarem se são pessoas potencialmente endividadas, o portal Meu Bolso Feliz - uma iniciativa de educação financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) - desenvolveu, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, um teste que avalia como o internauta lida com o seu orçamento e faz o pagamento de dívidas.

Uma pesquisa recente realizada pelo SPC Brasil revela que o consumo sem planejamento é um dos principais motivos da inadimplência no país. Quatro em cada dez entrevistados (40%) admitem que a falta de controle financeiro foi o que os levaram a atrasar pagamentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O objetivo do teste é fazer o indivíduo medir e perceber o seu potencial de endividamento e de inadimplência, considerando informações como o rendimento mensal e o que ele gasta com o estilo de vida que possui. Com base nas respostas, orientamos o internauta a mudar sua maneira de ver o consumo e de lidar com as compras", explica o educador financeiro do portal 'Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O teste divide os consumidores em três categorias distintas: consumidores com baixo potencial de endividamento - em geral mais prudentes e analíticos; consumidores com potencial médio de endividamento, que embora entendam a importância de se organizarem financeiramente, as vezes não resistem e realizam compras mesmo sem condições de arcar com o valor. E finalmente, o consumidor com alto potencial de endividamento. Nesse último caso, a pessoa tende a ser imediatista e costuma achar que pequenas compras para satisfazer desejos momentâneos não comprometerão o orçamento pessoal no fim do mês.


"O ato de comprar pode provocar uma sensação de bem estar, euforia e relaxamento, o que induz os consumidores a agir por impulso em busca desse tipo de recompensa e prazer imediato. Além disso, o bombardeio publicitário e as facilidades do parcelamento dão a impressão de que essas compras não vão abalar o próprio orçamento", explica Vignoli.


Reprodução/Meu Bolso Feliz
Reprodução/Meu Bolso Feliz

Para descobrir qual o seu perfil de endividamento, acesse o portal 'Meu Bolso Feliz' e responda o teste!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade