Entenda

Cientistas americanos descobrem coquetel do rejuvenescimento

Paulo Markun - Folhapress
24 fev 2020 às 10:29
- iStock

Depois de receberem, por um ano, um coquetel de drogas composto por dois remédios para diabetes e um hormônio de crescimento, nove voluntários perderam em média dois anos e meio em suas idades biológicas. O estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ganhou espaço na mídia após ser destaque na revista Nature.

Os dez pesquisadores que assinam o artigo dizem que o estudo pode ser o primeiro ensaio clínico humano desenvolvido para reverter aspectos do envelhecimento.

Segundo a pesquisa, as marcas nos genomas dos voluntários e seus sistemas imunológicos melhoraram, apesar do tempo. À medida em que os humanos envelhecem, modificações ou marcações químicas são adicionadas ao DNA, e, observando essas modificações, pode-se medir a idade biológica.

Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Os cientistas não buscavam esse resultado – foi por acaso – e ficaram muito surpresos. O professor Steve Horvath, que comandou o estudo, analisou quatro medidas diferentes do relógio epigenético para entender as diferentes idades de cada paciente. A reversão foi tão expressiva que ele pretende testar os mesmos efeitos com mais pessoas.

O coquetel inclui hormônio do crescimento (HGH), metformina (para controle da diabetes) e DHEA, esteroide produzido nas glândulas adrenais e convertido em hormônios sexuais (estrogênios e androgênios). O coquetel era acompanhado de vitamina D e zinco.

Alguns medicamentos já eram pesquisados para combater doenças relacionadas à idade. Entretanto, foi a combinação dos três produtos que apresentou resultados animadores, que agora devem levar a novos estudos.

"Eu esperava ver o relógio andando mais devagar, mas não uma reversão no tempo", disse o professor Horvath à Nature. "Parece ficção científica".