Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Truques seguros

Confira 5 dicas para evitar manchas na pele após a depilação

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 ago 2020 às 10:21
- Reprodução/Phi Phi/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A temível mancha que pode vir em decorrência da depilação tem a ver, na maioria dos casos, com o tipo de pele e com o organismo de cada pessoa. O fator genético é, portanto e infelizmente, inevitável. Mas nem tudo é tão cruel assim e existem muitas formas seguras de minimizar as chances de aparecimento dessas ‘vilãs’.


A razão por trás dessas manchas tem como responsável a melanina, uma proteína que determina a tonalidade dos olhos, cabelos e da pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da pigmentação, é ela quem protege o corpo do impacto da radiação solar. Quando ocorre uma alta exposição aos raios ultravioletas, as células aumentam a produção da melanina a fim de criar uma camada de defesa contra a radiação, que penetra na pele e pode causar lesões no DNA que elas carregam.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Sendo assim, quanto maior a pigmentação da pele, tão mais suscetível esta fica às manchas por conta da reação que o corpo pode ter em contato com a radiação ou outros agentes que provoquem algum tipo de trauma, como a depilação.

Publicidade


"Pode-se dizer que os tons de peles influenciam na maior ou menor probabilidade de escurecimento da região onde o processo depilatório foi feito, já que o trauma que se provoca nas células pode desencadear o aumento da produção de melanina”, explica Regina Jordão, CEO e fundadora do Instituto Pello Menos.


Embora mais comum nas peles negras, as mulheres de pele clara também podem notar o aparecimento de manchas após a depilação, especialmente em regiões do corpo em que o atrito acontece com maior frequência, como virilhas e axilas. Isso porque o método escolhido para eliminar o pelo tende a influenciar.

Publicidade


"As lâminas, por exemplo, causam um atrito na superfície da pele que, com a frequência do uso, pode causar um escurecimento da região”, alerta Regina.


Com a ajuda da especialista, listamos alguns cuidados que podem ser seguidos para que sejam minimizados os riscos de aparecimento de manchas. Confira:

Publicidade


Esfoliação


O ideal é fazer a esfoliação na região a ser depilada três dias antes do procedimento, para promover a renovação celular da pele da região, facilitando, assim, a remoção dos pelos e minimizando os riscos de causar manchas e alergias.

Publicidade


Cremes calmantes


Seu uso é indicado no período pós-depilatório e tem por objetivo aliviar a vermelhidão. Vale pedir a recomendação à uma profissional da área ou a um dermatologista de sua confiança.

Publicidade


Exposição solar


Outra recomendação muito importante é evitar ao máximo a exposição direta ao sol por pelo menos 48 horas após o procedimento de depilação.

Publicidade


Uso de cera quente em casa


A temperatura da cera também pode influenciar no aparecimento de manchas. Caso o produto esteja muito quente, as chances de danificar a pele são muito maiores. Por isso, procure profissionais qualificados, que saibam manusear o produto e identificar a temperatura ideal para o procedimento.


Aplicação de produtos inadequados

Não é indicada a aplicação de produtos com ácidos em sua formulação na região depilada no período em que a pele estiver sensível, bem como aqueles à base de álcool.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade