Confira 6 dicas de especialistas para sair do sedentarismo

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Nesta terça-feira (10), o Brasil se mobiliza para o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo. Para a data, a Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, separou os melhores hábitos que podem combater esse mal que afeta quase a metade da população brasileira, de acordo com levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2018.

Reprodução/Pixabay

Para Luiz Carnevali, diretor técnico da Smart Fit, começar a se exercitar, independentemente da forma, é o primeiro passo para sair do sedentarismo, "O importante é buscar uma atividade física que você goste e criar pequenas metas a partir do seu exercício. Não podemos criar gatilhos de motivação pensando nos riscos do sedentarismo, mas nos benefícios da prática de atividade física à saúde”, aconselha o especialista.

Saia do sedentarismo!

Roberto Alves de Souza Junior, professor de educação física e influenciador técnico da Smart Fit, compartilhou algumas dicas práticas e eficientes para evitar o sedentarismo. Confira:

Durma bem

O sono de qualidade é fundamental para acordar bem disposto. "Se a noite de sono não for de qualidade, o risco de querer se manter na cama será maior", comenta o professor.

Alimentação equilibrada

A comida é o combustível do corpo e está diretamente ligada ao nosso estilo de vida. "O que comemos está relacionado a nossa condição de saúde", conta Roberto.

Pratique uma atividade física

Atividades físicas melhoram o humor e diminuem as chances de ficar doente. "Não se cobre tanto no início, mas também não se conforme em permanecer no mesmo lugar. Procure um profissional de educação física e inicie uma rotina de atividades físicas", orienta o especialista.

Diminua o tempo nas telas

Substitua o tempo livre que utiliza com a televisão e com o celular fazendo uma atividade ao ar livre. "Faça uma autoanálise e veja quantas horas você tem passado em frente à televisão, ao computador e ao celular. Comece diminuindo esse tempo, assim você reduzirá aos poucos o seu comportamento sedentário", aconselha.

Hidrate-se

Sempre vale reforçar: o consumo de água é fundamental para a saúde. "A ingestão de água diminui as chances de problemas renais e urinários e ainda garante um melhor funcionamento do organismo de maneira geral", diz.

Mude pequenos hábitos

É necessário abrir mão de costumes antigos para obter melhores resultados. "Comece mudando hábitos. Se vai ao mercado de carro, comece a ir caminhando. Se anda de ônibus, experimente descer dois pontos antes da parada habitual e finalize o percurso caminhando", encerra o especialista em educação física.

Conteúdo relacionado: