Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Juventude

Confira como evitar e suavizar linhas de expressão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jun 2020 às 09:47
- Reprodução/Engin Akyurt/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos da face e agravadas por vários fatores, como álcool, cigarros, estresse, exposição ao sol, hábitos alimentares ruins, noites mal dormidas e o envelhecimento natural da pele.

Essas linhas podem aparecer antes do que o esperado, por volta dos 20 anos, especialmente em locais da face onde se é mais expressivo, como nos arredores da boca, na testa e próximo aos olhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Geralmente se dão em razão da progressiva perda de colágeno e de elastina, nutrientes responsáveis pela sustentação da pele. A perda é decorrente do tempo e faz que as linhas fiquem cada vez mais profundas e marcadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Naked nails

Por praticidade e estilo, mulheres aderem às unhas naturais

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele


A pele, de maneira geral, possui duas características importantes: a elasticidade e a plasticidade. A primeira é a capacidade de resposta à movimentação da musculatura, já a segunda é a aptidão de se moldar novamente ao estado inicial.

Publicidade


É normal que, com o tempo, as pessoas percam quantidade e qualidade do colágeno, assim como há a diminuição de ácido hialurônico, favorecendo a formação de rugas.


Cuidados simples

Publicidade


As marcas de expressão são inevitáveis para qualquer pessoa, já que são resultado de tudo o que já foi mencionado, do tecido fibroso e da desaceleração da renovação celular, intensificadas após os 30 anos.


No entanto, existem alguns cuidados rotineiros que são simples e podem trazer bons resultados e conseguir suavizar as marcas, e até retardá-las. Confira abaixo as dicas elencadas por Alexandre Kataoka, médico cirurgião plástico e diretor do Depro (Departamento de Defesa Profissional) da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica):

Publicidade


Limpe a pele adequadamente


Limpar a pele é essencial para eliminar células mortas, sudorese, secreções naturais e resíduos de poluição. Quando a pele está limpa, as chances de que surjam cravos e espinhas diminuem, já que a flora bacteriana e as impurezas tendem a sumir. Trata-se de um procedimento indispensável para a manutenção de todo tipo de pele, com o intuito de remover as impurezas dos poros.

Publicidade


Esfolie a pele semanalmente


O esfoliante é indicado para uma limpeza mais profunda da pele, eliminando as impurezas e retirando as células mortas de forma eficiente. A esfoliação também estimula a renovação natural de células da pele, além de prepará-la para receber tratamentos complementares mais complexos.

Publicidade


Use protetor solar todo dia


Os raios ultravioletas estão entre os maiores causadores do câncer de pele, pois oxidam as células e alteram a elasticidade, ocasionando o envelhecimento precoce. Desse modo, é recomendado o uso diário de filtro solar pela manhã. É necessário, ainda, reaplicar durante a tarde.

Publicidade


Aplique cremes de tratamento específicos para o rosto


Bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE (dimetilaminoetanol) são suficientes para prevenir as linhas de expressão ou, pelo menos, retardá-las. Tanto o hidratante quanto os cremes de tratamento precisam ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e antes de dormir, compondo as rotinas de limpeza.


Diminua as "caras e bocas”

Franzir a testa, fazer movimentos muito expressivos e amplos com a boca e a região dos olhos, forçar os lábios para baixo para demonstrar suas emoções como tristeza ou surpresa acaba resultando em movimentos repetitivos e as linhas de expressão. Busque observar seus hábitos e se reeducar para diminuir a frequência dessas expressões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade