Conheça 5 cuidados para ter com a pele masculina

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Pode parecer bobagem, mas homens também precisam manter uma rotina de cuidados específicos com a sua pele se quiseram mantê-la bonita e saudável. As diferenças entre a pele masculina começam nos hormônios, passam pela barba - que é responsável por ajudar a proteger o rosto da radiação solar e outras agressões -, pela sua textura, espessura e densidade, que também são diferentes.

iStock

De acordo com a esteticista Ângela Coelho, os homens produzem mais o hormônio testosterona, o que faz com que a pele tenha características específicas. "Os cuidados com a pele masculina são essenciais. O rosto do homem tem características únicas, como pele mais grossa, áspera e seca, e isso requer uma atenção”, releva.

O primeiro cuidado é com relação à higienização. Como eles têm tendência à oleosidade, lavar o rosto diariamente, com o sabonete adequado, ajuda a controlar o problema. Após higienizar, o importante é aplicar protetor solar. Sim, homens também precisam proteger a pele do sol. Segundo a especialista, é ele que ajuda a prevenir manchas, queimaduras, o aparecimento precoce das rugas e o câncer de pele.

Usar hidratante específico para seu tipo de pele também faz diferença. Uma pele desidratada, por exemplo, produz ainda mais oleosidade, por isso, hidrate-a.

Outra dica de cuidado é quanto a esfoliação. "Homens não costumam fazer esfoliação no rosto, mas ao aderir a prática, ele vão retirar a pele morta, evitar alguns problemas como pelos encravados e a foliculite - inflamação de pelos encravados -, e notar que a pele vai ficar mais macia e agradável, sem aquele aspecto tão seco”, complementa.

E se você acha que a barba não está inclusa nessa lista, você está enganado. Ela também precisa de uma atenção especial, já que se barbear causa pequenas agressões à pele, deixando-a irritada e com sua camada externa danificada. O hidratante pós barba tem a função de hidratar a área e ainda auxiliar na barreira cutânea, deixando-a protegida e íntegra.

Vale lembrar que os homens possuem glândulas sebáceas em maior quantidade, o que costuma causar mais oleosidade, pois deixa os poros ainda mais dilatados, elevando a tendência a cravos e espinhas. "Os homens suam mais que as mulheres e isso também acaba afetando as condições da pele. Por isso, mantenha esses cuidados citados diariamente. São só alguns minutinhos no seu dia que vão fazer uma grande diferença na saúde da sua pele, você verá”, finaliza Ângela.

Conteúdo relacionado: