Faça você mesma: passo a passo para fazer as unhas em casa

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Com as medidas de distanciamento social adotadas como prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitas mulheres estão afastadas dos salões de beleza há semanas. Cabelo, maquiagem e unha são alguns dos prejudicados pela pandemia. Contudo, é possível dar um jeitinho e cuidar das unhas sem sair de casa.

Reprodução/Pixabay

Aprender a fazer as unhas sozinha é uma habilidade que vai salvar as mulheres não somente durante o isolamento, mas também pelo resto da vida. No futuro, seja por economia ou por falta de tempo para ir ao salão, você será capaz de fazer suas unhas com excelência sem sair de casa.

Além de ter os instrumentos e os esmaltes necessários, é preciso aprender como tirar a cutícula e manter as unhas saudáveis. Quem já tentou pintar ou fazer as unhas fora do salão de beleza já percebeu que a tarefa não é simples e, por isso, abaixo você encontra um guia completo para você se tornar sua própria manicure. Confira:

Kit de instrumentos

Cuidar bem das unhas exige alguns instrumentos básicos. Para iniciar os cuidados de manicure em casa, separe uma necessaire e coloque nela os seguintes itens:

• Lixa;

• Cortador de unhas;

• Polidor de unhas;

• Base fortalecedora;

• Esmalte de cor da sua preferência;

• Base para acabamento.

Depois de verificar todos os itens, você está pronta para o próximo passo!

Formato das unhas

O formato das unhas é uma das partes mais importantes no processo de 'ser manicure'. Para dar o formato do seu gosto, é preciso usar a lixa. Existem inúmeros formatos, como o quadrado, o redondo e o stiletto. Esse é o momento para você dar asas à imaginação e criar o formato que mais te agrade.

Se você tem unhas muito compridas, aqui vai uma dica importante: ao invés de começar a dar formato às unhas com uma lixa, opte pelo cortador primeiro. Depois de tirar o excesso, comece a aparar com a lixa e a dar o formato de sua preferência.

Polimento

O polimento é o próximo passo após lixar as unhas. Polir significa deixar a superfície da unha limpa e lisa. Para isso, a dica é deslizar o polidor em cada unha por alguns segundos em um movimento de frente para trás. Pare de deslizar quando você sentir que a unha está lisa e visivelmente limpa.

A fase do polimento pode não parecer necessária no processo de fazer as unhas, mas deixar esse passo para trás pode trazer prejuízos na hora da esmaltação.

Cuidado com as cutículas!

As cutículas são, para a maioria das mulheres, a parte mais complexa no processo de fazer as unhas em casa. A principal dica é não cortar as cutículas em casa, já que um corte errado pode terminar em um ferimento e, em casos mais graves, até em uma infecção.

Para que as cutículas fiquem mais bonitas e saudáveis e não precisem ser retiradas - nem em casa e nem no salão de beleza - experimente mantê-las hidratadas com um óleo específico. O resultado vai te surpreender!

A base do esmalte

Depois de hidratar as cutículas sem cortá-las, chegou a hora de esmaltar as unhas. O primeiro passo, contudo, não é passar o esmalte, mas sim uma base em verniz. Produtos fortalecedores também podem ser aplicados nessa etapa, já que podem deixar a unha mais forte e saudável.

A correta aplicação da base permite que a esmaltação posterior fique mais uniforme e, portanto, mais bonita. Depois de terminar de passar a base, aguarde de um a dois minutos e vá para o próximo passo.

Como passar esmalte?

A esmaltação é, para muitas mulheres, uma das partes mais complexas no processo de fazer a unha. Apesar de difícil, o passo exige apenas prática e, quanto mais a mulher exercita a habilidade, melhor ela se torna com o passar do tempo. Lembre-se de sempre passar duas camadas do esmalte.

O maior problema de esmaltar as unhas em casa está em pintar com a mão dominante - ou seja, a mão que você não escreve. Por isso, a principal dica é: treine o máximo que puder!

Acabamento

Não adianta caprichar nos primeiros passos e não se importar com o último, ou seja, com o acabamento. Um bom acabamento garante a beleza das unhas e, para isso, escolha uma base finalizadora. O produto serve para selar a cor, além de dar brilho. Pronto!

(Com informações da Revista Glamour.)

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: