Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tchau, manchas!

Inverno é a estação ideal para combater o melasma

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 jul 2020 às 11:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a queda das temperaturas e diminuição dos raios solares, típicos do inverno, este é um ótimo momento para tratar as temidas manchas na pele, deixadas pelo sol ou aquelas que surgem com a predisposição genética e disfunção hormonal, como o melasma.

Em um país tropical como Brasil, em que o sol brilha o ano todo, o melasma é uma condição muito comum.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o dermatologista Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos, o melasma é um problema de pele que não tem cura, por isso é preciso cuidado ao longo da vida para não aumentar as manchas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela


"Existem diversos tratamentos que ajudam uniformizar a pele e prevenir as manchas. O ideal é consultar um dermatologista e combinar tratamentos em consultório com a aplicação de produtos em casa” explica o especialista.

Publicidade


O melasma é uma hiperpigmentação da pele, que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras, geralmente com tonalidade marrom, que podem aparecer tanto no rosto como no pescoço, além do colo e braços.


O melasma surge devido a alta exposição ao sol sem proteção, mas pode ocorrer também por hormônios de gestação e pílula anticoncepcional, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Publicidade


"Para iniciar o tratamento é necessário fazer o exame Visia, que identifica o tipo do melasma, se ele é epidérmico, ou seja, que afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação, ou dérmico, que afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas. Com isso, o dermatologista determina qual o tratamento mais indicado”, explica Amilton Macedo.


Para amenizar o melasma e evitar sua propagação algumas medidas e tratamentos são necessários:

Publicidade


Tratamentos em consultório


Os peelings químicos são uma boa opção, pois renovam a pele e ajudam a clarear as manchas. No peeling é aplicada na pele uma substância química, como o ácido retinóico, ácido mandélico, ácido salicílico, entre outros, com a finalidade de renovar, tonificar e alisar a pele.

Publicidade


Apostar em tratamento com laser também é uma boa opção pois possui alta aplicação na pele e consegue destruir a melanina sem agredir a epiderme.


Entre os lasers indicados está o Spectra, que possui a tecnologia mais moderna do mercado para remoção de manchas na pele. O equipamento emite feixes de laser de alta intensidade, permitindo o ataque seletivo aos pigmentos em excesso da pele. É o tratamento mais indicado para o melasma, mas também pode ser usado no tratamento de acne, dilatação de poros, remoção de tatuagens, clareamento de olheiras, entre outros.

Publicidade


Proteção solar


O filtro solar é um aliado muito importante contra o melasma. Opte sempre por produtos com alto fator de proteção solar (FPS 50, por exemplo) e com cor, pois o pigmento do filtro forma uma barreira física à luz visível, emitida por televisores e lâmpadas, que também podem escurecer a pele.

Publicidade


Além do protetor solar, opte por barreiras físicas para se proteger contra os raios de sol como chapéus e viseiras.


Hidratação


Manter a pele sempre hidratada é essencial para que a barreira cutânea natural esteja saudável e protegida dos fatores externos, incluindo luz e calor. Por isso, o uso diário de cremes regenerativos com proteção solar é essencial. Se esse produto for antioxidante, com a vitamina C, melhor ainda.


Suplementos

É importante fazer uma manutenção em casa do tratamento para o melasma, com ativos via oral, como os antioxidantes orais que visam diminuir os danos causados pela irradiação solar na pele. O suplemento deve ser indicado pelo dermatologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade