Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra!

Mito ou verdade: o frio auxilia no emagrecimento?

Caroline Knup - Estagiária*
17 ago 2020 às 11:51
- Reprodução/Jcomp/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada do inverno e, consequentemente, de temperaturas mais baixas, pode trazer dúvidas para as pessoas que buscam emagrecer. Isso porque alguns dizem que a estação é mais propícia ao ganho de peso, enquanto outras acreditam que o frio auxilia no processo de emagrecimento. Qual será a verdade?


Apesar da crença de que temperaturas mais baixas deixam o metabolismo lento - o que faz as pessoas sentirem mais fome -, essa informação não passa de um mito. Na verdade, o frio é um grande aliado do emagrecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Rafaela Pistori, nutricionista clínica de Londrina, é mais fácil perder peso no inverno porque, quando exposto a baixas temperaturas, o corpo precisa realizar a termorregulação. "O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, que, ao captar sinais de resfriamento, ativa o centro de produção de calor. Essa exposição por períodos prolongados pode levar à regulação hormonal, o que aumenta a taxa metabólica basal", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Apesar da 'aceleração' do metabolismo, a nutricionista alerta que esse não é um sinal verde para o maior consumo de alimentos. Isso porque o frio pode ajudar no processo, mas são necessárias exposições prolongadas e temperaturas muito baixas.

Publicidade


Para utilizar as baixas temperaturas ao favor do emagrecimento, a nutricionista indica que é necessário adotar uma rotina de exercícios e uma alimentação equilibrada.


"Não é porque estamos em distanciamento social que devemos parar com a prática de exercícios físicos. Hoje em dia temos acesso à internet, em que diversos educadores físicos compartilham treinos de forma gratuita", aconselha. Apesar da facilidade, Pistori explica que, em um cenário ideal, a pessoa precisa passar pela avaliação prévia de um especialista.

Publicidade


No que tange à alimentação, a nutricionista indica que uma dieta saudável deve ter como base 'comida de verdade'. "A alimentação de quem busca emagrecer deve ser rica em cereais integrais, leguminosas, verduras, frutas e fontes de proteína. Além disso, alguns alimentos com potencial anti-inflamatório e ricos em vitaminas e minerais são muito bem-vindos, como ovos, peixes, castanhas e azeite de oliva extra-virgem", explica.


Quanto ao que se deve evitar, Pistori aponta os alimentos com potencial inflamatório, que, na maioria das vezes, são calóricos e pobres em nutrientes. "Quer quer perder peso deve evitar alimentos ultraprocessados, como bolachas recheadas, salgadinhos, macarrão instantâneo e refrigerantes. Esses produtos são ricos em farinha refinada, açúcar, sal, gorduras trans, corantes artificiais e conservantes, o que prejudica o emagrecimento e a saúde como um todo."


Para potencializar o emagrecimento no frio, a nutricionista deixa algumas dicas. "Não deixe de comer salada no inverno. Uma dica é mudar a forma de preparo: as verduras e os legumes podem refogados, assados ou consumidos em forma de creme. As sopas também são uma ótima opção, por isso, troque a base de macarrão ou arroz por legumes variados. Inclua chás quentes na rotina, preferencialmente acompanhados por canela, que é um termogênico natural", finaliza.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade