Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde capilar

Óleo de rícino ajuda no crescimento dos cabelos? Descubra!

Caroline Knup - Estagiária*
15 jun 2020 às 11:52
- Reprodução/Christin Hume/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Extraído da mamona - planta também conhecida como carrapateiro ou bafureira -, o óleo de rícino pertence a um grupo de óleos vegetais utilizados nos fios de cabelo há mais de 400 anos nos países asiáticos e africanos. A substância é conhecida por tratar, popularmente, diversos problemas, como: caspa, prisão de ventre e até artrite.

Além de ser usado em tratamentos capilares, o óleo de rícino é ingerido como laxante natural. Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, o produto se popularizou na internet e fez a cabeça de homens e mulheres que desejam cuidar melhor dos cabelos e da saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos termos mais buscados no Google com referência ao óleo de rícino é: "óleo de rícino ajuda a crescer cabelos". E, segundo o dermatologista Rubens Pontello, a resposta para essa questão é negativa. "Por ser muito viscoso, o óleo de rícino pode trazer um efeito estético de espessamento. No entanto, não há evidência científica alguma de que ele possa promover ou prolongar a fase de crescimento dos fios", explica o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Naked nails

Por praticidade e estilo, mulheres aderem às unhas naturais

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele


Apesar de não promover o crescimento, o produto é excelente na promoção da saúde capilar, conforme destaca Pontello: "Em relação à hidratação dos fios, o óleo de rícino é culturalmente utilizado como pré-xampu e para selar a umidade dos fios recém-lavados, com bons resultados".

Publicidade


Também usado nas sobrancelhas e cílios com o objetivo de expressar espessamentos dos fios, o óleo de rícino é, na maioria das vezes, utilizado após a lavagem, para manter a umidade dos fios. Conforme explica o dermatologista, o produto pode ser encontrado em diversas formulações cosméticas, como condicionadores, maquiagens e até tintas de coloração para cabelo.


Quanto à segurança do óleo de rícino, Pontello explica: "É um produto considerado seguro, com aprovação pela FDA (Food and Drug Administration) para uso oral e para aplicação nos cabelos. Não é um composto fotossensibilizante, sensibilizante ou irritativo em testes clínicos com humanos".


O óleo de rícino pode ser encontrado em lojas de cosméticos ou in natura em lojas de produtos naturais. Além dos benefícios como laxante e como produto capilar, pode ser usado para hidratar a pele para combater caspas e piolhos.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade