Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Moldura dos olhos

Para cada rosto um formato de sobrancelha; descubra o seu

Redação Bonde
04 set 2013 às 17:28
Sobrancelha fina - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo não sendo a primeira coisa que as pessoas reparam em um rosto, o formato das sobrancelhas podem influenciar na sua aparência. Elas tanto podem dar contorno e expressão ao rosto, servindo de moldura para os olhos, como podem detonar seu visual. Isso porque as sobrancelhas têm um papel fundamental na harmonia do rosto e podem até mudar sua expressão. De acordo com a designer de sobrancelhas e maquiadora da Maison Payot, Marlene Adami, elas devem ser remodeladas para que valorizem o olhar e potencializem a sua beleza. "Às vezes, o fato de deixá-las muito caídas ou baixas, por exemplo, pode provocar um aparente ar de tristeza", explica.

Nilo Leal, consultor de imagem da Casa Mauro Freire, conta que é preciso pensar no tamanho do nariz e da boca, assim como no tipo de rosto (quadrado, alongado, redondo, etc.). "A principal referência da forma certa de uma sobrancelha é o seu desenho original. Se ela precisa ser mais longa e não é, por exemplo, tentamos harmonizá-la para que você tenha um visual que combine com a estética da face", revela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Proteção e manutenção

Leia mais:

Imagem de destaque
Naked nails

Por praticidade e estilo, mulheres aderem às unhas naturais

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele


Antes de escolher o tipo de sobrancelha que mais se adéqua ao seu rosto, é preciso ter em mente que não é só a estética que importa. Nilo chama a atenção para uma função primordial desses pelinhos: proteger os olhos de tudo o que possa escorrer pela face, como o suor por exemplo. Portanto, ao optar por um estilo mais fino, saiba que isso talvez implique um ponto vulnerável para a sua visão.

Publicidade



Outro ponto a ser levado em consideração é como deixar a sua sobrancelha sempre bonita. "A manutenção não deve ser diária ou tão frequente (a cada três dias, por exemplo), pois os pelos têm ciclos de crescimento, ou seja, quando começam a nascer, não precisam necessariamente ser retirados, como algumas pessoas fazem", alerta Nilo. Se você tem a pinça sempre à mão, pronta para tirar os excessos, fique atenta, já que, com o passar do tempo, os pelos param de crescer e há perda de volume.


Porém, quem nunca faz a limpeza da sobrancelha também acaba errando, pois não tem um desenho definido. O ideal é consultar um profissional para que, juntos, definam um formato ideal para ela. Além disso, você será orientada sobre como intercalar os cuidados em casa ou no salão.

Publicidade


Reprodução
Reprodução - <b>Sobrancelha curvada</b>
Sobrancelha curvada


Dica: o mais indicado é realizar a manutenção a cada 20 dias.


Para cada rosto um tipo de sobrancelha

Publicidade


Quando bem desenhadas e compatíveis com o formato do rosto, as sobrancelhas não só realçam a beleza natural e a expressão, como também evidenciam as características pessoais. Elas podem indicar a personalidade e até mesmo o temperamento de uma pessoa, por isso é preciso estar atento ao formato escolhido para a sobrancelha, unindo essas características ao que melhor se encaixa no seu tipo de rosto.


Reprodução
Reprodução - <b>Sobrancelha grossa</b>
Sobrancelha grossa


Rosto oval: esse formato de rosto pede sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os fios mais arqueados.

Publicidade


Rosto redondo: se você tem o rosto redondo fuja das sobrancelhas finas, que deixam a face mais rechonchuda, e aposte nas angulosas e arqueadas para tirar a atenção da largura do rosto.


Rosto quadrado: este formato pede sobrancelhas angulosas, retas com uma curva mais acentuada na ponta.

Publicidade


Rosto longo: quem tem o rosto alongado deve ter sobrancelhas mais retas, horizontais, sem ênfase no arco. Isso ajuda a compensar o comprimento do rosto.


Rosto 'coração': prefira as sobrancelhas angulosas ou curvadas.

Publicidade


Rosto triangular: dê preferência às sobrancelhas mais arredondadas ou arqueadas.


Escolha o seu tipo


Reprodução
Reprodução - <b>Sobrancelha reta</b>
Sobrancelha reta


Mirian Florêncio, designer de sobrancelha e fundadora da Floren Cílios & Cia, dá detalhes de todos os formatos, explicando as suas particularidades e a imagem que eles passam: "Para definir um desenho ideal, devemos analisar não só o rosto mas também a personalidade de cada pessoa", ensina.


Sobrancelhas finas: combinam com pessoas que têm rostos finos, olhos pequenos ou a testa estreita. São pouco usadas atualmente.


Sobrancelhas grossas: passam uma imagem mais jovem e natural. "Combinam com as pessoas de rosto quadrado, já que é um formato muito marcante. Mas cuidado: as sobrancelhas devem ter uma espessura proporcional ao rosto", explica Mirian.


Sobrancelhas curvadas: não costumam ser muito usadas, pois deixam o olhar triste. Mirian dá a dica: "Para quem gosta desse formato, o ideal é deixá-las arqueadas para levantar o olhar, e não entristecê-lo".


Sobrancelhas arqueadas: passam uma imagem sensual e marcante. São as mais usadas, pois dão um efeito estético harmonioso. Bastante indicadas para quem tem o rosto redondo e quer "afiná-lo". "Como ‘abrem’ os olhos e alongam a face, combinam com várias pessoas, desde que a ideia seja levantar o olhar e dar mais jovialidade à expressão", conta Mirian.


Sobrancelhas retas: transmitem mais seriedade. Em geral, combinam com mulheres de rosto redondo e largo.


Reprodução
Reprodução - <b>Sobrancelha fina</b>
Sobrancelha fina


Outras dicas


Se você tem olhos pequenos mantenha sempre limpa a parte de baixo das sobrancelhas porque isso levanta o olhar;


Quem tem olhos grandes precisa de sobrancelhas fortes, então não depile demais para que não pareçam maiores ainda;


Se seus olhos são muito próximos limpe bem os cantos internos das sobrancelhas, isso vai criar a impressão de que os olhos estão mais separados;

Para quem tem olhos distantes, recomenda-se sobrancelhas mais retas. Limpe o necessário nos cantos internos e evite arquear as sobrancelhas. (Com informações do Portal Vital/Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade