Qual é a melhor dieta: low carb ou low fat?

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A busca por dietas que trazem rápidos resultados fica cada vez maior com a chegada do verão.

Reprodução/Pixabay

Mas qual é a melhor? O endocrinoligista Gabriel Calabriz afirma que "não existe a melhor. O que existe é o que você come de low carb e de low fat!". Por isso, o importante é prestar atenção nos alimentos que são consumidos em cada dieta.

Na dieta low carb, o saudável é optar por alimentos com baixo índice glicêmico como: fibras, legumes como abóbora, beterraba e leguminosas. Escolher alimentos que viram açúcar no nosso corpo, mas que não fazem um pico de glicose (elevam o açúcar muito rapidamente) gera um aumento na produção de insulina, o que causa mais fome e menor saciedade.

Já na dieta low fat, é necessário ter em mente os tipos de gorduras que se está ingerindo. Não adianta, por exemplo, fazer uma dieta rica em proteínas e se esbaldar em bacon, banhas e gorduras de carne vermelha. Isso porque essas gorduras são saturadas e aumentam o risco de doenças cardíacas, como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e colesterol ruim.

"Por isso, prefira sempre gorduras boas como as do azeite, do abacate e do salmão, por exemplo", conclui o especialista.