Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda!

Quem vem primeiro: hidratante, protetor solar ou maquiagem?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jan 2020 às 11:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O protetor solar é indispensável, todos sabem. Seja no verão ou no inverno, esteja sol, mormaço ou chuva, não se pode esquecer de utilizar os filtros de proteção que previnem contra os raios ultravioletas e, consequentemente, ajudam a prevenir queimaduras e o câncer de pele, um dos mais incidentes entre os brasileiros. Entretanto, a rotina de beleza de mulheres e homens inclui hidratantes, repelentes, produtos que retardam o envelhecimento e até a maquiagem. A dúvida é: qual produto aplicar primeiro, na pele?

"Aplicar os produtos de maneira errada pode prejudicar os resultados tanto da proteção solar quanto da beleza. A gente tem que saber que nenhum produto que tenha em sua fórmula o FPS (Fator de Proteção Solar) substitui o próprio protetor solar. Eles devem ser utilizados de forma conjunta para tornar a proteção mais eficaz”, ressalta a médica Paula França Müller, pós-graduada em dermatologia pelo ISMD (Instituto Superior de Medicina), de São Paulo. De acordo com ela, mesmo que os cremes e hidratantes contenham o FPS, eles não são suficientes para impedir que os raios ultravioletas atinjam a pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em primeiro lugar é preciso passar os hidratantes. Se tiver, em seguida pode-se fazer uso dos produtos anti-idade ou aqueles que combatem o envelhecimento. Somente depois de cerca de dez ou 15 minutos é que se deve aplicar o protetor solar. "O ideal é que a gente se prepare e se programe para fazer uso dos cremes e dos produtos de cuidado com a pele. É que, normalmente, as pessoas fazem tudo correndo e com pressa e vão aplicando um em seguida do outro. Não está certo. É preciso esperar esse tempinho, para que a pele absorva”, explica Paula.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024

Somente depois de uns 15 minutos da aplicação do protetor solar, é que se deve fazer uso da maquiagem. "A higienização e hidratação da pele sempre vêm antes do FPS. A maquiagem, depois”, diz a médica. E, para os casos necessários, por último pode ser aplicado o repelente, que tem princípios ativos que se perderiam se sua aplicação fosse realizada anteriormente. "Mas, também, já existem protetores solares que vêm com repelente em suas fórmulas. Fica até mais fácil e com menos coisas para se aplicar”, ressalta Paula.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade