Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas de especialista

Saiba como acabar com a oleosidade dos cabelos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 out 2019 às 10:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas brasileiras sofrem com o cabelo oleoso. Algumas vezes, o cabelo lavado de manhã já fica cheio de óleo à tarde e isso não é nada agradável. Com a rotina corrida, fica difícil lavar o cabelo todos os dias e, por conta disso, o rabo de cavalo acaba sendo a melhor opção para enfrentar o famoso "bad hair day".

De acordo com Bruno Oliver, hairstylist e colorista, o cabelo necessita de hidratação para manter o brilho natural. "Muitas pessoas pensam que apenas cabelos secos precisam de hidratação, mas é muito pelo contrário. O cabelo é inteligente, se não tiver a quantidade de óleo necessária para manter a saúde do couro cabeludo, ele irá produzir cada vez mais. Quando você hidrata o cabelo constantemente, ele entende que não precisa produzir tanto óleo como antes", explica Bruno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o profissional, lavar o cabelo todos os dias não ajuda a combater a oleosidade. "Muitas mulheres pensam que a única forma de evitar a oleosidade é lavar o cabelo todos os dias. Ao lavar os fios, você retira todo o óleo existente do cabelo. Isso faz com que o couro cabeludo produza muito óleo em pouco tempo, para suprir a oleosidade retirada. O mais indicado é lavar o cabelo dia sim e dia não", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Naked nails

Por praticidade e estilo, mulheres aderem às unhas naturais

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele


Óleos capilares podem ajudar no combate da oleosidade. "O óleo capilar possui uma série de benefícios, entre eles trazer de volta a água dos fios, promover brilho e controlar o frizz. Com esse produto aliado à máscara de hidratação, a oleosidade do cabelo irá diminuir e os fios ficarão sedosos e bem hidratados", diz o hairstylist.

Publicidade


Cronograma capilar também faz parte do combate. "O cronograma tem a função de reestruturar os fios. Esse processo é feito no salão e possui três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Ele traz de volta a vida e brilho do cabelo, além de combater ainda mais a oleosidade. Vale citar que meninas que utilizam ferramentas térmicas possuem mais probabilidade de produzir mais óleo e, por conta disso, o cronograma também é indicado", conclui Oliver.


Higienização correta dos fios - Uma forma de controlar a oleosidade dos fios é fazer a higiene correta do couro cabeludo. Esse processo não possui uma regra, depende do tipo do cabelo e da região em que se vive. Isso porque existem fatores individuais e ambientais que influenciam na oleosidade e no ressecamento dos fios.

Publicidade


Lúcia Miranda, dermatologista, explica que em regiões mais úmidas, por exemplo, as pessoas podem lavar os cabelos todos os dias, especialmente aquelas que têm a raiz oleosa e fios finos. "Pessoas mais maduras, mulheres na pós-menopausa, negras e aquelas com cabelos secos, em geral, lavam menos, pois o sebo não se distribui uniformemente da raiz à haste, seja pela baixa produção ou pelo formato do fio ser encaracolado", comenta.


Ela destaca que em se tratando de couro cabeludo oleoso, a situação muda um pouco. "Se o paciente passar um período sem lavar o cabelo, a tendência é que ele fique ainda mais oleoso, com aspecto nada bonito. Isso pode até mesmo favorecer o surgimento de problemas, como as dermatites", pontua. Entretanto, "se uma pessoa com cabelos secos lavá-los mais do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados, com aquele efeito arrepiado. Além disso, é importante evitar o excesso de xampu", complementa Dra Lúcia.

Publicidade


A médica ressalta que é importante usar produtos adequados para cada tipo de cabelo. Pensando nisso, ela separou algumas dicas para higienizá-los corretamente.


Xampus - Responsável por limpar os fios, eles retiram a oleosidade, o suor, a descamação das células do couro cabeludo, os resíduos de poluição e de outros produtos capilares. Além de proporcionarem brilho, maciez, retiram a eletricidade estática dos fios e facilitam o pentear.

Publicidade


"É importante dar mais atenção ao couro cabeludo na hora da higienização. Por isso, o xampu deve ser aplicado especialmente nessa região que, em seguida, deve ser massageada com o produto", exemplifica. De acordo com a especialista, o ideal é que o xampu permaneça no couro cabeludo, em geral, de dois a três minutos. "Na sequência, ele vai descendo e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta, pondera Lúcia Miranda".


Condicionadores - São produtos usados após a lavagem cuja função é neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzindo o frizz, melhorando o pentear e a maciez. Os principais componentes são detergentes catiônicos, formadores de filme, derivados de proteínas e silicones.

"Substâncias modeladoras, géis e fixadores sem álcool, desde que de boa qualidade, não prejudicam os fios e não causam queda de cabelo desde que não sejam usadas diariamente", finaliza a dermatologista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade