Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De arrepiar

Saiba como controlar o temido frizz nos cabelos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 set 2019 às 09:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Horas no salão, corte da moda, cor perfeita, escova lisinha, penteado impecável e, de repente, adeus produção! Pois eis que surge ele, o vilão que ataca a cabeça de muitas mulheres sem piedade e nem distinção de tipo de cabelo ou idade: o temido e famigerado frizz!

O frizz nada mais é que aqueles indesejáveis cabelinhos arrepiados, em geral fios quebrados ou que estão nascendo, e as causas podem variar. De alterações climáticas (principalmente a umidade) à eletricidade estática; de fatores externos - que danificam os cabelos, a internos - que prejudicam sua formação e desenvolvimento. Os principais fatores externos que podem contribuir para o aparecimento do frizz são: sol, vento, umidade, lavagens excessivas, secagens, o ato de pentear, tinturas e alisamentos. Os fatores internos mais relevantes para o aparecimento do frizz são: dietas excessivamente restritivas, má alimentação e alterações emocionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Seja devido a fatores externos, internos ou ambos, cabelo com frizz é um cabelo sem brilho, opaco, desidratado e quebradiço, resultado da destruição da cutícula do cabelo (camada externa protetora, que mantém os cabelos hidratados e nutridos, protegendo-os dos efeitos nocivos dos agentes externos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Apesar de serem visualmente mais evidentes em cabelos naturalmente lisos ou alisados, o tipo de cabelo que é mais suscetível ao frizz é o cacheado. Eles têm uma tendência maior a ficarem arrepiados, pois em geral são mais ressecados e penteados com maior frequência, principalmente após o banho, o que ocasiona uma maior quebra e aumento da eletricidade estática.


Uma grande ilusão é achar que arrancar os fios com frizz resolve o problema. Pode até resolver momentaneamente, mas efetivamente pode até piorá-lo, pois os fios arrancados não são perdidos, eles continuam a crescer causando novamente a aparência arrepiada. Fios curtos, novos, podem apresentar frizz, mas em geral basta crescerem que param de arrepiar.

Há dicas específicas de como lavar, seca, pentear e finalizar os cabelos para se evitar/acabar com o frizz, além de produtos que podem ser usados para ajudar a amenizar o problema. Consulte seu dermatologista, ele é o profissional mais indicado e capacitado para ajudar no combate ao frizz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade