Saiba como resolver o problema da queda de cabelos

por Rodrigo Cintra - Universa/Folhapress
   

"Caem tanto na lavagem a ponto de entupir o ralo do chuveiro. Mal consigo enxergar as cerdas da escova por conta do emaranhado dos fios, sem contar o volume que fica no travesseiro. Me ajuda?". Nos últimos dois meses, tenho ouvido essas queixas com frequência.

Reprodução/Erick Larregui/Unsplash

No entanto, antes de cair no desespero, saiba que é bem comum a mulher perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Isso mesmo, até 100 fios! E no pós-parto esse volume pode chegar até a 500 fios perdidos diariamente.

São vários os fatores que podem desencadear a queda, como má alimentação, pós-parto, distúrbios hormonais, estresse físico e mental, depressão, falta de cuidado com o couro cabeludo, excesso ou falta de vitaminas no corpo, uso de determinados medicamentos e até a genética.

Consulte seu médico

Se você está muito preocupada com essa questão, use a telemedicina a seu favor e converse com seu médico de confiança. Ele pedirá exames que poderão dar um norte inicial, descartando ou não algumas das questões, como a falta de vitaminas e problemas hormonais.

Equilíbrio em foco

Muitas vezes não levamos esse fator em consideração, mas se o emocional não estiver bem, o reflexo pode ser visto no aumento da queda dos fios. Tente se manter em equilíbrio - yoga e meditação poderão ajudar -, além de contar com apoio médico especializado.

Limpeza do couro cabeludo tá ok?

Quem está com queda capilar deve manter o couro cabeludo o mais limpo possível. Ter em mãos produtos específicos para uma correta limpeza dessa região é fundamental. Não é porque você está isolada em casa que deve deixar de lado a lavagem do cabelo quando necessário. Manter a rotina de higiene é muito importante, mesmo que ninguém veja seus fios.

Parceiros da queda

Suor, resíduos de produtos, água quente, alta temperatura do secador, condicionador na raiz e oleosidade são os vilões que podemos controlar e, assim, cessar e prevenir a queda capilar. Então, quando mais você conseguir fugir das altas temperaturas e oleosidade perto da raiz, melhor será para seus cabelos.

De olho no rótulo

Existem várias opções de produtos para a rotina diária, como xampu, condicionador, tônico e máscaras próprios para a queda capilar. Procure por aqueles que tenham em sua composição o ativo Oknexil, que tem o poder de reverter a queda capilar e possibilitar o crescimento, encorpamento e nascimento de novos fios.

Detox já!

Também vale a pena investir no método detox: ao menos uma vez por mês, principalmente para quem apresenta uma raiz muito oleosa. Consulte seu cabeleireiro. Além de uma limpeza mais profunda na região, o profissional pode realizar uma avaliação mais detalhada para saber se deve aplicar outro tipo de tratamento, como reposição de aminoácidos.

Dica de ouro

Durante a lavagem, massageie o couro cabeludo. Use as pontas dos dedos, faça movimentos circulares e suaves sobre a nuca e topo da cabeça. Nada de esfregar, ok?! Movimentos muito bruscos só pioram o quadro.

Conteúdo relacionado: