Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pontos positivos

Saiba quais são as diferenças entre treinar na rua e na esteira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 nov 2019 às 10:07
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando uma pessoa decide começar a treinar para uma maratona ou até mesmo pretende começar a correr, pode surgir a dúvida sobre o que é melhor: esteira ou treino na rua? Ambos possuem pontos positivos e diferenças que devem ser analisadas antes de tomar essa decisão. Precisão na coleta de dados e mecânica de corrida são alguns dos atributos que podem diferenciar cada tipo de corrida.

A esteira é um equipamento fixo e próprio para caminhadas e corridas. Existem várias marcas no mercado que oferecem múltiplos modos de configuração e funcionalidades, como a esteira movement, por exemplo. Portanto, é um acessório completo para quem quer praticar exercícios físicos. Mas não é, necessariamente, o mais adequado para quem quer fazer corridas com frequência na rua.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O funcionamento das esteiras faz com que o corpo do indivíduo seja deslocado para frente. Para quem gosta de imprimir o próprio ritmo e utilizar a sua biomecânica no asfalto, isso pode ser um incômodo. Caso você se sinta confortável para correr na rua, pode sentir um desconforto ao migrar para esse tipo de aparelho. Mas isso não significa que o equipamento não seja próprio para esses exercícios. Na verdade, tudo depende da capacidade de adaptação de cada um.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Uma vantagem da esteira é a coleta precisa de dados. Para fazer testes específicos e analisar o desempenho, esse acessório é o que oferece mais confiabilidade para auxiliar na tomada de decisão sobre qual estratégia adotar, o que está funcionando e como melhorar o que não está adequado. Na rua, a não ser que o corredor utilize algum smartwatch com essas funcionalidades, terá que se basear em atributos como a distância percorrida.

Publicidade


Em relação às lesões, ambos os treinos oferecem riscos. A diferença é que no caso da rua os fatores são mais ambientais, ou seja, buracos e desníveis, enquanto na esteira o desgaste pode ser provocado pela biomecânica dos exercícios.


Os especialistas recomendam mesclar os dois tipos de treino para ter melhores resultados, até mesmo porque ambos oferecem diferentes vantagens.

Outro aspecto muito importante é o calçado utilizado. Ele deve estar adequado com a pisada do praticante, para diminuir o risco de lesões. Correr na rua exige um amortecimento diferente, geralmente um pouco maior, mas isso não significa que para correr seja necessário ter um tênis caro e com o sistema de amortecimento mais avançado do mercado. Antes de escolher, procure um preparador físico para entender quais são suas necessidades.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade