Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Três passos para a esfoliação perfeita de rosto e barba

Redação Bonde com assessoria de imprensa
29 set 2020 às 10:03
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já teve a sensação que lavar o rosto não é suficiente para tirar a oleosidade e impurezas da pele? Normalmente, o homem tem tendência a ter a pele mais oleosa, pois possui mais glândulas sebáceas. Além disso, há a exposição constante aos mais diferentes tipos de agressões no rosto, como: raios solares, poluição, frio, micro-organismos, cremes e produtos de barbear inadequados, o que acaba prejudicando a aparência da barba e dá um aspecto de sujeira na face. Para reverter esse quadro, o esfoliante para rosto e barba é essencial na rotina do homem não só para a remoção de impurezas, mas para deixar os fios e pele renovados.


"Geralmente, a esfoliação consiste na utilização de um produto que contém uma combinação de grânulos ou microesferas para a limpeza, com ativos para manter a hidratação da pele, que devem ser aplicados delicadamente com movimentos circulares para não agredir o rosto, promovendo a remoção das células mortas da pele”, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo, marca de produtos naturais e sustentáveis para os homens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, o acúmulo de sujeira, seja pelos fatores externos ou excesso de oleosidade, faz com que aconteça o fechamento dos poros, aumentando a produção de sebo cutâneo, o que resulta em uma pele propícia ao surgimento de cravos e espinhas. "A esfoliação atua como um ótimo preventivo contra esses problemas na pele, assim como para os indesejados pelos encravados. A remoção das células mortas ajuda a evitar que os folículos capilares inflamem durante o crescimento da barba, ajudando-a a crescer ainda mais rápida. Por isso, os barbudos devem esfoliar pelo menos uma vez na semana o rosto, mas caso tenha lesões de acne inflamadas na face, aguarde ao processo de cicatrização para realizar o procedimento, pois se você esfoliar ainda mais um tecido que está em processo de cicatrização pode aumentar o problema” explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Para uma esfoliação perfeita, confira 3 passos essenciais listados pelo especialista:

Publicidade


1 - Passe o esfoliante com uma escovinha ou com as pontas dos dedos


Para começar a esfoliação, tenha em mãos uma escovinha facial. Aplique um pouco da loção esfoliante nela e comece a passar sobre toda a área. Ela eliminará a oleosidade da pele, as sujeiras acumuladas e as células mortas que podem cobrir o pelo facial e/ou bloquear o caminho do seu aparelho de barbear. Se preferir, você pode usar as pontas dos dedos para aplicar o produto, massageando com velocidade moderada, para não agredir a pele.

Publicidade


2- Faça movimentos circulares


Os movimentos circulares realizados durante a esfoliação mecânica promovem a desintoxicação da pele, removendo toxinas, melhorando a circulação sanguínea e ativando a oxigenação. Quanto maior a circulação, maior é a chegada de nutrientes à sua pele, resultando em uma pele com muito mais viço.

Publicidade


3- Enxague bem o rosto e hidrate a pele


Após a esfoliação, aplique um sabonete facial para retirar o excesso do produto e enxágue com água corrente para fechar os poros e acalmar a pele. Em seguida, lembre-se de hidratar o rosto com um bom creme ou bálsamo, de preferência que contenha ativos naturais anti-inflamatórios, pois o efeito ligeiramente abrasivo da esfoliação remove um pouco de água das células cutâneas, logo a hidratação é fundamental para não ocorrer sensibilidade e irritação na pele.

Dica extra: Vale lembrar que embora seja um produto indispensável à pele, o esfoliante não deve ser utilizado diariamente. Use-o pelo menos duas vezes na semana para desobstruir os poros. Com isso, você deixará o caminho livre para os fios da barba se desenvolverem melhor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade