Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Simples e barato!

Veja 5 receitas de esfoliação caseira para economizar e deixar a pele lisinha

Jéssica Arruda - Folhapress
17 mar 2020 às 09:52
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais que uma etapa fundamental na rotina de beleza, a esfoliação também ajuda a manter a saúde e uniformidade da pele. O processo se tornou essencial na renovação da cútis, eliminando não só as células mortas como também impurezas, sebo e até resíduos da própria pele que se acumulam na superfície cutânea.

A esfoliação prepara a pele para receber cremes hidratantes e tratamentos, aumentando a permeabilidade de ativos para estes cuidados específicos. E as vantagens vão além de uma pele mais macia, iluminada e lisinha. Estimula a circulação sanguínea e ajuda no controle da oleosidade ao desobstruir os poros. "Entre outros benefícios, também podemos citar o combate à acne, evita pelos encravados e auxilia no bronzeamento mais uniforme", explica a médica dermatologista Natasha Crepaldi, de Cuiabá (MT).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cuidados na esfoliação em casa

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Mesmo com tantas opções de produtos disponíveis no mercado, é possível economizar e fazer o próprio esfoliante em casa. Mas são necessárias precauções, tanto nas misturinhas quanto na aplicação. Na esfoliação caseira, geralmente é utilizado um produto granulado em uma base hidratante ou emoliente. "Os grânulos promovem a remoção das células pelo atrito enquanto o hidratante preserva a pele", diz Mari de Chiara, enfermeira-esteta da Clínica Chiquetá de São Caetano do Sul (SP).

Publicidade


A expert conta que o primeiro passo para fazer a esfoliação em casa é escolher um creme adequado à região: facial ou corporal. Ingredientes com grânulos maiores e grossos são recomendados para o corpo e, os menores e suaves, para o rosto. Os movimentos realizados devem ser leves, contínuos e sequenciais. "Depois de terminado o processo, deve-se enxaguar a pele com água e aplicar um bom hidratante", completa Mari.


Ingredientes da cozinha

Publicidade


Não é qualquer ingrediente da cozinha que pode ser usado para esfoliar a cútis: algumas substâncias presentes em frutas cítricas e alimentos de cor verde, por exemplo, podem provocar manchas e até queimaduras na pele quando expostas ao sol.


Outra dica é evitar o excesso de ingredientes como sal grosso e açúcar cristal que possuem partículas pontiagudas que podem agredir a pele. Para a misturinha esfoliante, lembre-se que os óleos naturais e o mel são bons hidratantes e recuperam a barreira cutânea. Sal e açúcar mascavo possuem grânulos finos e eficazes no atrito necessário à esfoliação.

Publicidade


Ativos naturais como casca de arroz e semente de abóbora também podem ser usados. "O bicarbonato de sódio em pequenas quantidades é útil na limpeza e clareamento. As farinhas e aveia também são indicadas para esfoliação corporal", esclarece a dermatologista Natasha Crepaldi.


Receitas de esfoliação caseira

Publicidade


É possível fazer a esfoliação em casa, mas com a recomendação de utilizar receitas de fontes seguras e sob orientação dermatológica. As especialistas ouvidas pela Universa indicaram 5 receitas para esfoliar a pele em casa:


1) • Esfoliante facial
• 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
• 2 colheres (sopa) de creme facial
• um pouco de água

Publicidade


Modo de fazer: misturar os ingredientes, aplicar no rosto com movimentos suaves, deixar agir por 3 a 5 minutos, enxaguar e hidratar a pele.


2) • Esfoliante aromático
• 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar de confeiteiro
• Canela ou baunilha a gosto
• 1 colher (sopa) de azeite ou leite de coco
• 1 dente de alho
• 1 colher (chá) de óleo de vitamina E

Publicidade


Modo de fazer: misture o açúcar com o azeite ou óleo de coco, para ter a ação umectante. Depois, adicione os itens aromáticos, gotas de vitamina E e o dente de alho amassado. Mexa tudo até virar uma pasta consistente.


3) • Esfoliante para peles ásperas
• 45g de farinha fina de milho
• 1 colher (sopa) de sal marinho
• 1 colher (chá) de óleo de amêndoas
• 3 gotas de óleo essencial de hortelã


Modo de fazer: mexer todos os ingredientes em água morna até formar uma pasta consistente. Aplique o esfoliante sobre a pele áspera - pés, mãos, joelhos, glúteos e cotovelos. O próximo passo é retirar o esfoliante com água morna e secar a pele sem esfregar.


4) • Esfoliante corporal de aveia
• 1 colher (sopa) de fubá
• 1 colher (sopa) de aveia
• 1 colher (sopa) de leite em pó 30 ml de leite
• 1 colher (café) de bicarbonato de sódio


Modo de fazer: misturar os ingredientes até formar uma pasta e massagear suavemente no corpo durante o banho.


5) • Esfoliante de borra de café
• 2 colheres (sopa) de borra de café do dia ½ colher (chá) de óleo de coco
• 1 gota de óleo essencial de gerânio ou lavanda


Modo de fazer: deixe a borra de café secar completamente antes de misturá-la com os óleos. Aplique no rosto em movimentos circulares delicados e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com água abundante.


Esfoliação por tipo de pele


A frequência da esfoliação facial está diretamente relacionada ao tipo de pele. As oleosas podem receber o processo até duas vezes na semana, para evitar a obstrução dos poros e o surgimento de cravos e espinhas. "Peles normais e ressecadas recomenda-se de uma a duas vezes por semana, já que são peles que acumulam maior quantidade de células mortas", indica Fernanda Sanches, cosmetóloga e farmacêutica de São Paulo (SP).


Fernanda reforça que as peles sensíveis podem receber uma esfoliação suave a cada 15 dias. Para cútis lesionada ou com tendência à acne, o procedimento não é recomendado sem a supervisão de um dermatologista. Já a esfoliação corporal pode ser realizada semanalmente em todos os tipos de pele durante o banho. "No corpo, ajuda a evitar pelos encravados e, ainda, é eficaz contra gordura localizada e celulite", completa.


A esfoliação caseira é segura?

Antes de fazer a misturinha e o processo em casa, é importante lembrar que a esfoliação cutânea muito frequente pode remover a proteção natural da pele, deixando a cútis mais suscetível a infecções, ressecamento e até alergias. Outro ponto ressaltado pela médica Natasha Crepaldi está relacionado à validade do esfoliante caseiro: sem conservantes, não deve ser guardado para uso posterior. "Há riscos de contaminação por bactérias, provocando foliculite e outras infecções cutâneas. Além disso, em peles oleosas, o excesso de esfoliação pode provocar um efeito rebote", avisa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade