Veja como combater a oleosidade do cabelo com produtos simples em casa

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Muitas pessoas enfrentam problemas diários com cabelos oleosos. Além da necessidade de lavar os fios com frequência, não é incomum passar por situações constrangedoras devido à aparência do cabelo.

Reprodução/Tim Mossholder/Unsplash

Existem muitos produtos no mercado que prometem acabar com a oleosidade dos fios. Contudo, além do preço elevado, esses cosméticos estão cada vez mais distantes da população, já que a pandemia do novo coronavírus exige que as pessoas saíam o mínimo possível de suas casas.

Para que você consiga cuidar dos fios e manter a aparência limpa do cabelo, existem algumas receitas naturais que podem ser feitas sem sair de casa. Além disso, todos os ingredientes são simples e podem ser facilmente encontrados em mercados e lojas de produto natural. Ah, e não vamos esquecer do preço: todas as receitas têm um custo menor do que os produtos industrializados.

Vale lembrar que, se o seu cabelo for excessivamente oleoso, é necessário consultar um dermatologista. Somente o profissional poderá indicar o melhor tratamento.

Contudo, se você quer tentar resolver o problema em casa, pode preparar e testar alguma das receitas abaixo. Confira:

Babosa

A babosa - ou aloe vera - é um item bastante conhecido das pessoas que buscam a saúde e a beleza dos fios por meios naturais. Para usá-la, você vai precisar de um pouco do gel da planta, 5 gostas de óleo essencial de limão e 100 ml de um shampoo neutro de sua preferência.

No preparo, basta inserir a babosa e o óleo essencial no vidro de shampoo. Depois de misturar bem, basta aplicar nos fios e lavá-los. A higienização com essa mistura pode ser feita de duas a três vezes por semana.

Argila

Além dos benefícios para a pele, a argila pode ser uma grande aliada no combate à oleosidade dos cabelos. Isso porque ela é capaz de desintoxicar o couro cabeludo, o que o deixa mais saudável. A argila ainda age como um esfoliante, que limpa o local e tira os resíduos desnecessários.

A argila mais indicada para problemas com oleosidade nos fios é a argila verde, pois apresenta ação adstringente.

Água e vinagre

Você já deve ter ouvido falar que a mistura de água com vinagre é capaz de limpar frutas, verduras e legumes. Contudo, essa limpeza também serve para os cabelos. Para a receita, é preciso misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã a 5 colheres de sopa de água filtrada.

Lave os cabelos como de costume. Depois, pegue a mistura de água com vinagre e coloque em um borrifador. Espirre a mistura pelos fios e pelo couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue normalmente.

(Com informações do site Beleza e Saúde.)

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.

Conteúdo relacionado: