Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lei Maria da Penha

A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de violência

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 set 2019 às 14:50
- Marcos Santos/USP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Ministério da Saúde, ligados ao Sinan (Sistema Informação de Agravos de Notificação) mostram que o Brasil registrou um aumento nos casos de violência contra mulheres no país: a cada 4 minutos, uma mulher é agredida.

O levantamento estabelece relação com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que apontam que a taxa de mortes de mulheres bateu recorde. Só no ano passado foram registrados mais de 145 mil casos de violência — física, sexual, psicológica e de outros tipos — em que as vítimas sobreviveram.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Isso demonstra que é necessário que haja, urgentemente, a efetivação das políticas públicas previstas na Lei Maria da Penha. A lei não é somente repressiva, ela também denota a importância da prevenção, portanto a questão da educação e outros pontos são fundamentais para se contrapor a este quadro de violência extrema", destaca Edson Knippel, advogado, doutor em Direito e Processo Penal e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna

Com visão semelhante, Rogério Cury, especialista em Direito e Processo Penal, também professor do Mackenzie, destaca que a lei, criada em 2006, trouxe uma nova estrutura e, consequentemente, um avanço legislativo fundamental no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Entretanto, para ele, "ainda é necessário um esforço muito maior do Estado para que se faça, efetivamente, valer tudo aquilo que a Lei Maria da Penha, acertadamente, prevê para que essas mulheres sejam melhor atendidas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade