Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados de higiene

Descubra como garantir uma amamentação segura durante a pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 ago 2020 às 11:25
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a campanha Agosto Dourado, que promove ações de promoção, conscientização e apoio ao aleitamento materno, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da amamentação para assegurar o desenvolvimento saudável de crianças, mesmo diante do cenário de pandemia relacionada ao novo coronavírus.


"As famílias precisam estar mais atentas às novas orientações de segurança e proteção, mas o leite materno é insubstituível. Rico em proteínas, gorduras e vitaminas, ele é nutricionalmente bom e sua capacidade de digestão é perfeita”, lembra Luiz Renato Valério, médico pediatra neonatologista da instituição.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Autoridades sanitárias e especialistas em todo mundo defendem que a amamentação deve ser mantida mesmo nos casos em que a mãe esteja com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus. Até o momento, a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e da amamentação não foi detectada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Mês da Mulher

Secretaria de Políticas para Mulheres promove oficinas de automaquiagem e recepcionista em Londrina

Imagem de destaque
Desigualdade

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

Imagem de destaque
Saiba mais

STF decide se mães não gestantes em união homoafetiva têm direito à licença


Documentos do Ministério da Saúde e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), por exemplo, ressaltam as evidências de que amamentação reduz a mortalidade neonatal e infantil e melhoraram os desfechos de saúde e desenvolvimento ao longo da vida. E esses benefícios são superiores aos potencias riscos de contaminação.

Publicidade


Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) demonstram que a vida de 820 mil crianças até cinco de idades poderiam ser salvas em todo o mundo, anualmente, se todas elas fossem amamentadas com leite materno.


Para garantir uma amamentação segura, a mãe com diagnóstico confirmado ou com suspeita de Covid-19 deve implementar medidas de higiene adequadas, tomando as seguintes precauções:

Publicidade


• Lavar as mãos ao menos por 20 segundos com água e sabão e/ou usar álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de tocar o bebê;


• Usar uma máscara, caseiras ou descartáveis, cobrindo completamente nariz e boca, durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação.;

Publicidade


• A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada. A máscara cirúrgica não deve ser reutilizada, colocada em saco plástico, fechar e descartada adequadamente. As máscaras de pano devem ser de uso individual e bem lavadas com água e sabão ou colocadas de molho em solução de água sanitária diluída em água;


• Evitar que o bebê toque seu rosto, especialmente boca, nariz, olhos e cabelos;

Publicidade


• Se tossir ou espirrar sobre o peito exposto, é preciso lavar as mamas, delicadamente com sabão e água, por pelo menos 20 segundos, antes da próxima mamada. Caso contrário, a higienização não precisa ser realizada;


• As mães com sinais de graves de Covid-19 ou outras complicações que as impeçam de cuidar de seu bebê ou de continuar a amamentação direta, sempre que possível, devem ser incentivadas e apoiadas a retirar e fornecer com segurança o leite materno, aplicando medidas apropriadas para o controle e prevenção de infecções.


A amamentação também deve ser mantida nos casos de bebês com suspeita ou confirmação de Covid-19, desde que a mãe se proteja com os cuidados de higiene como utilização de máscara ao amamentar e lavagem de mãos antes e depois das mamadas.

O leite materno tem inúmeros fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. "O importante é o fortalecimento de vínculos entre mãe e filho no processo de alimentação. É um ato repleto de amor, que também auxilia no desenvolvimento das crianças”, reforça o pediatra Luiz Valério.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade