Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com dor de cabeça?

Enxaqueca afeta qualidade de vida e exige acompanhamento

Folhapress
23 nov 2020 às 16:15
- Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A enxaqueca é uma das doenças mais incapacitante do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Ela é um tipo de dor de cabeça, mais frequente em mulheres. Em geral, é mais recorrente em pessoas entre 30 e 45 anos, mas pode aparecer desde a infância.


Antônio César Galvão, professor-assistente da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conta que pessoas com enxaqueca podem ter atividades do cotidiano e sua produtividade comprometidas devido à doença. "Muitas crises são tão fortes que a pessoa não consegue trabalhar", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Galvão explica que a enxaqueca tem uma relação com a genética familiar. "Se o pai e a mãe têm, a chance do filho ter é muito alta."

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


Paulo Nakano, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, diz que quem tem predisposição para enxaqueca costuma ter "gatilhos" que desencadeiam a dor. Os gatilhos não são a causa da doença e variam de pessoa para pessoa. Entre os exemplos estão falta de sono, estresse, problemas emocionais como ansiedade e depressão, ingestão de alimentos embutidos, frituras e bebidas alcoólicas.


Segundo Caio Grava Simioni, membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), parte dos pacientes com enxaqueca podem ter aura antes de uma crise de dor. Isso significa que a pessoa terá alterações na visão, como pontos brilhantes.

Segundo os médicos, em caso de dor de cabeça súbita ou persistente por mais de três dias, é recomendado procurar um especialista para saber o que é. Em relação à enxaqueca, é preciso fazer acompanhamento para tratar a doença e controlar os episódios de dor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade