Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mês da mulher

Saúde da mulher vai além dos cuidados ginecológicos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mar 2021 às 15:29
- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O mês de março é dedicado às mulheres. Não bastassem todos os desafios enfrentados diariamente, no ano passado, o mundo precisou encarar a pandemia de covid-19. Muitas mulheres precisaram adaptar suas rotinas em casa à realidade do home office; além de equilibrar os cuidados com a família e a carreira. Muito mais que uma comemoração, é um momento de falar do poder feminino, de valorização da mulher, e porque não de lembrar que todas devem se cuidar e serem cuidadas?

"Independentemente da idade, a mulher precisa de cuidados essenciais com a saúde. E, desta forma, garantir também a qualidade de vida”, pontua a ginecologista e consultora médica do Grupo Sabin, Mirna Mourão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada mulher tem necessidades específicas quanto à atenção com a saúde e o bem-estar. No entanto, algumas recomendações gerais são importantes para uma vida mais longeva e saudável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Artigo de desejo

Garrafa Pacco disputa mercado com copo Stanley e vira queridinha das mulheres

Imagem de destaque
Já ouviu falar?

Entenda o que é coreorgasmo, o orgasmo que mulheres sentem ao fazer exercícios físicos

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Gente como a gente

'Mães reais se vestem de forma preguiçosa', diz Rihanna


"A rotina de consultas das mulheres é muito marcada pela prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero ou quando estão gestantes. Mas, é necessário lembrar de cuidados básicos que devem estar atrelados a esses exames de rastreamento e periódicos, como: manter alimentação saudável, cuidar da saúde mental e praticar atividades físicas”, explica a especialista.

Publicidade


Exames preventivos

Um levantamento feito pela Federação Brasileira da Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em 2019, chamado "Expectativa da mulher brasileira sobre sua vida reprodutiva: as relações dos ginecologistas e obstetras com suas pacientes”, aponta que pelo menos 5,6 milhões de mulheres brasileiras não costumam consultar um ginecologista-obstetra. Os dados alarmantes ainda mostram que 16,2 milhões não consultam um médico há mais de um ano e que 4 milhões nunca procuraram um profissional da área.


"Os exames periódicos ou check-ups têm a finalidade de diagnosticar alterações da saúde da mulher mesmo antes da paciente apresentar sinais e sintomas de doenças, melhorando as chances de tratamento e cura”, explica a ginecologista.


Entre os exames de rotina mais comuns estão o papanicolau (indicado para detectar precocemente câncer de colo de útero e infecções), ultrassom das mamas, tireóide e a mamografia. De acordo com o histórico clínico de cada paciente, os médicos podem solicitar também exames laboratoriais.

Mamografia

A mamografia é conhecida como o raio-X das mamas. Com ela, é possível detectar possíveis sinais de câncer de mama antes mesmo do nódulo ser formado, possibilitando maior chance de cura. A mamografia deve ser feita a cada 2 anos, entre 50 e 69, ou antes, com recomendação médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade