Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Será?

30% dos brasileiros reduziram consumo de bebidas alcoólicas na pandemia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 out 2020 às 10:04
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três em cada dez brasileiros reduziram o consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena – feita em decorrência da pandemia de Covid-19 –, de acordo com pesquisa conduzida pela empresa Toluna, em julho, a pedido da Ambev, para mapear os hábitos de consumo de álcool dos brasileiros durante os meses de reclusão social.


Entre os 30% que afirmam ter diminuído a ingestão alcoólica, 65% dos entrevistados alegaram que a mudança aconteceu por conta do corte de gastos e 42% buscavam melhorar os índices de saúde, sendo que eles poderiam escolher mais de um motivo para a redução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros fatores que podem explicar parte da queda da ingestão alcoólica é a falta de interação humana. Isso porque, normalmente, é mais comum que as pessoas se sintam incentivadas a beber mais quando estão em eventos com os amigos ou a família, seja em casa ou em bares e restaurantes. Assim, sem essa parte social do álcool, há, naturalmente, uma diminuição do interesse apresentado pela população.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Justiça libera imóveis e carros de Palocci bloqueados na Lava Jato

Imagem de destaque
Abril de 2025

Lula adia pela 3ª vez retomada de exigência de visto para EUA, Canadá e Austrália

Imagem de destaque
Nova proposta

Câmara enterra PL das Fake News e rediscutirá texto do zero após caso Musk

Imagem de destaque
Tomasz Z

Padre que organizou orgia na Polônia é condenado a 18 meses de prisão


Ainda assim, houve 41% do total de entrevistados que mantiveram os mesmos costumes anteriores à quarentena, enquanto 29% afirmaram que aumentaram a frequência com que bebiam cervejas, vinhos e demais bebidas alcoólicas.

Publicidade


Manutenção da saúde


O consumo excessivo de bebidas alcoólicas não é recomendado pelos órgãos de saúde. Para manter níveis saudáveis de ingestão, o ideal é tomar as substâncias em períodos distantes de tempo – com algumas semanas de intervalo – e sempre em poucas quantidades.

Publicidade


Acontece que há um número expressivo de pessoas que bebem todos os dias. Eles são chamados de etilistas e colhem uma série de malefícios ao corpo, incluindo o organismo e a saúde mental, já que o exagero no álcool agride o sistema nervoso central, principalmente se consumido em quantidades grandes.


Considera-se uma ingestão perigosa quando são mais de duas doses, no caso dos homens, ou mais de uma dose, no caso das mulheres. Os prejuízos são diversos: desde sono desregulado, mudanças de humor, piora da capacidade cognitiva e motora, até redução de sensação de energia vital, entre outros.


Um dos órgãos mais afetados é o fígado, que tem a capacidade de metabolizar as moléculas de etanol para eliminar a substância ingerida do organismo. Contudo, quando uma quantidade alta é consumida em pouco tempo, ele não consegue eliminá-las, o que as deixa concentrar no local, causando danos às células hepáticas.

Com a diminuição das bebidas, é possível que o órgão se recupere sozinho, desde que uma doença mais grave – como cirrose – não tenha sido desenvolvida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade