A Lua realmente vai mudar de cor no Halloween? Entenda o fenômeno da 'Lua Azul'

por Giulia Vibosi - Estagiária*
   
Pixabay

Você já ouviu falar do fenômeno da Lua Azul? A Lua Azul, que neste ano está prevista para acontecer no dia 31 de outubro, promete chamar a atenção de quem curte o Halloween. A Lua Azul não aparece com frequência e, por isso, ela ganhou até um ditado. A expressão utilizada pelos nortes americanos "once in a Blue Moon”, que traduzida significa "uma vez a cada Lua Azul”, se refere quando ocorre fenômenos raros. Segundo o site especializado Time and Date, entre os anos 1550 e 2650 são esperadas 456 luas azuis. Em outras palavras, ela acontece a cada dois ou três anos e é facilmente vista ao olho nu.

De acordo com Miguel Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudos e Divulgação de Astronomia de Londrina), a Lua Azul é um termo criado para caracterizar quando tem uma segunda lua cheia no mesmo mês. "As fases da lua ela se repetem a cada 29 dias e pouquinho. Então, se você tem registro de uma lua cheia bem no comecinho do mês, pode acabar ocorrendo de no final você ter uma segunda lua cheia. Para esta segunda lua cheia deu-se este nome de Lua Azul”, explica.

Muito famosa, a Lua Azul já marcou presença nas salas de cinemas. No filme Smurf, lançado em 2011, mostra seus personagens serem transportados para Nova York no Festival da Lua Azul, a noite mais "smurf” do ano. Mas se engana quem pensa que a lua vai mudar de coloração. Miguel esclarece que "não muda em nada como outra lua cheia qualquer. As pessoas falam ‘ah, mas vou ver ela meio azulada’. Vai ver a lua do mesmo jeito, não tem diferença nenhuma”.

Em relação ao tamanho da Lua, Miguel gosta de realizar uma dinâmica. No momento em que a lua cheia estiver próxima ao horizonte, estique o braço e tente a tampá-la com a ponta do seu dedo mindinho. "Você vai perceber que o tamanho da ponta do seu dedo é igual do tamanho da lua. Mais tarde, quando ela estiver lá no alto, bem pequena no céu, você faz a mesma coisa. Compara ela novamente com a ponta do seu dedo mindinho. Você vai perceber que são do mesmo tamanho”, relata.

O coordenador do Gedal ainda brinca que geralmente durante a noite o tamanho do seu braço e seu dedo não vão mudar de tamanho. "A não ser que você bata nele e fica inchado. Tirando isso, a distância dos seus olhos ao seu dedo mindinho vai manter a mesma e o tamanho do seu dedo o mesmo. Ou seja, você consegue comparar e ter uma prova real”. Que tal realizar este teste na celebração do Dia das Bruxas?

LEIA TAMBÉM:

Halloween: conheça simpatias para amor, dinheiro e emprego

Dia do Saci é o Halloween brasileiro

*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Conteúdo relacionado: