Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisa

Cerca de 40% dos brasileiros são sedentários

Redação Bonde com assessoria de imprensa
11 dez 2020 às 09:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, na população com 18 anos ou mais, há 40,3% classificados como insuficientemente ativos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo é realizado levando em conta se as pessoas não fizeram atividades físicas ou se praticaram menos do que 150 minutos por semana, incluindo movimentações para o lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.


Neste cenário, 47,5% das mulheres eram consideradas pouco ativas em 2019. Entre os homens, a taxa era menor: 32,1%. Enquanto isso, mais da metade (59,7%) das pessoas com 60 anos ou mais estava insuficientemente ativa. Na categoria com maiores índices de pessoas em constante movimento, os jovens de 18 a 24 anos são os menos sedentários, com 32,8%, seguidos pelas pessoas entre 25 e 39 anos (32,9%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar disso, a média brasileira de pessoas ativas, ao menos no tempo mínimo recomendado, aumentou para 30,1% na média geral, com 34,2% dos homens com 18 anos ou mais praticando o nível indicado de atividade física específica de lazer, enquanto para as mulheres este percentual foi de 26,4%. Em 2013, esta média foi de 22,7%, enquanto os percentuais de homens e mulheres foram de 27,3% e 18,6%, respectivamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil

Imagem de destaque
Cobrou

Ricos poluem e pobres pagam a conta, diz Alckmin

Imagem de destaque
Em Curitiba

Homem que cortou corda de trabalhador ameaçou funcionários no prédio no PR

Imagem de destaque
Investigação

Quem são e o que pesa contra os suspeitos do caso Marielle Franco, segundo a PF


Para ser considerado um indivíduo ativo nesta área, é preciso fazer qualquer atividade física fora do âmbito da escola ou do trabalho por, ao menos, 150 minutos por semana em exercícios classificados como moderados – como caminhada, musculação e hidroginástica – ou 75 minutos para os classificados como vigorosos na semana –corrida, basquete, futebol, ginástica aeróbica e tênis.

Publicidade


Alimentação
De acordo com o IBGE, manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é a chave para a manutenção da saúde e do bem-estar, especialmente quando combinada com atividades físicas. Nesta classificação, a PNS 2019 considera como consumo adequado a ingestão de hortaliças ou frutas pelo menos 25 vezes por semana, sendo o mínimo de cinco frutas, categoria que também entra o suco natural, e cinco hortaliças no período.


Em 2019, 13% das pessoas cumpriram essas delimitações de frutas e hortaliças, das quais 15,4% entre as mulheres e 10,2% entre os homens. Em contrapartida, 14,3% das pessoas consumiram cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados, sendo essa ação mais recorrente em áreas urbanas (15,4%) e menor em regiões rurais (7,4%).

Tabagismo
A PNS também investigou, além do sedentarismo, outras condições prejudiciais à saúde, como o tabagismo, que está em queda no país. Em 2019, a proporção de pessoas com mais de 18 anos que consumiam diariamente produtos derivados do tabaco foi de 2,8%, ou 20,4 milhões de pessoas, contra 14,9% em 2013.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade