Comendo muito na quarentena? Veja como a dieta detox pode ajudar!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Muitas pessoas estão com dificuldades em ter uma boa dieta e uma rotina de exercícios físicos durante o distanciamento social. É um grande desafio manter uma dieta equilibrada e regrada durante esse período cheio de excessos, onde há um consumo exagerado de gorduras, doces e álcool - que podem dificultar a digestão dos alimentos no organismo e provocar inchaços e mal-estar.

Reprodução/Pixabay

Contudo, para quem saiu da linha, ainda dá tempo de se restabelecer e recuperar a saúde e o bem-estar. A nutricionista Arlete Cristina, membro da Doctoralia , dá dicas de como ajudar o corpo a se recuperar dos exageros na alimentação.

"A estratégia detox é uma forma de compensar os abusos e eliminar as toxinas. O primeiro passo para desintoxicar o corpo é substituir alimentos industrializados, processados, refinados, ricos em sal, açúcar e gordura por alimentos frescos e leves - verduras, legumes, saladas, frutas e proteína magra (carnes brancas)", explica a especialista.

Arlete reforça que a dieta detox não deve ser feita com a intenção de reduzir peso, embora isso possa acontecer. "O intuito dessa dieta é beneficiar o organismo, incluir opções de fácil digestão e restabelecer o equilíbrio. É importante deixar de lado alguns alimentos e bebidas que têm uma metabolização mais complexa, como o refrigerante e o álcool, por exemplo".

Ainda de acordo com a nutricionista, investir em alimentos termogênicos como brócolis, couve, gengibre, laranja ou kiwi também é uma ótima opção, pois eles ajudam a acelerar o metabolismo. "Não podemos esquecer de beber bastante água, chás e sucos naturais, que são excelentes para hidratar o corpo e ajudar com o funcionamento do organismo".

Apesar dos benefícios da dieta, a nutricionista dá um alerta importante. "Devemos lembrar que toda estratégia não deve ser feita por um período muito longo. Também precisamos ressaltar que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista", finaliza.

Uma opção de suco detox para sentir saciedade e que ao mesmo tempo não obtém um alto valor calórico é:

- 2 folhas de couve lavadas e higienizadas;

- Polpa de 1 maracujá;

- Suco de 1 limão;

- 1 pedaço pequeno de gengibre;

- 1 litro de água gelada.

"Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em até 24 horas. Se preferir, pode coar", indica a nutricionista Arlete Cristina.

Conteúdo relacionado: