Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as dicas

Como prevenir o envelhecimento natural da pele?

Redação Bonde
29 set 2020 às 10:48
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao se aproximar dos 30 anos, as mulheres, principalmente, começam a perceber sinais de envelhecimento: manchas, linhas de expressão, flacidez, ressecamentos, etc. Além disso, abaixo da pele, existe a massa óssea do crânio, que passa por transformações ao longo da vida e muda nossas feições.


Por mais que tentemos fazer as pazes com a ideia do tempo passando, acompanhar essas mudanças em frente ao espelho pode assustar. Veja abaixo algumas dicas importantes para manter a pele jovem por mais tempo, sem precisar recorrer a tratamentos caros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mude seus hábitos

Leia mais:

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

Imagem de destaque
Em 25 de março

Primeira Constituição, outorgada há 200 anos, lançou as bases do Estado brasileiro independente


Além de noites bem dormidas, é importante manter a mesma quantidade de horas de sono por dia (sete a oito horas). A posição do descanso também influencia. Para prevenir a formação de rugas no rosto, pescoço e colo, procure deitar de barriga para cima.

Publicidade


Veja também: Sono tem impacto sobre envelhecimento


Não use maquiagem todos os dias. É uma regra difícil para algumas mulheres, mas fundamental para os poros respirarem. Os cuidados começam no preparo da pele para receber os produtos. Após o uso, a limpeza é essencial para manter o aspecto jovem e de frescor na face. Utilize sabonetes neutros e água morna ou gelada.

Publicidade


Já reparou se sua pele fica avermelhada no final do banho? Isto porque, principalmente no inverno, usamos água muito quente. Ruim para o cabelo e para a pele, a alta temperatura resseca, facilita dermatites e acelera o processo de envelhecimento.


Fumar também impacta diretamente na saúde da pele, além de ser maléfico para todo o organismo. A compressão dos vasos sanguíneos diminui a circulação e, consequentemente, a produção de colágeno e elastina.

Publicidade


Proteção desde sempre


Água é a dica mais importante e menos levada a sério. A hidratação de dentro para fora torna a pele mais bonita, uniforme e principalmente saudável.

Publicidade


O protetor solar será para a vida toda. A radiação do sol e das luzes artificiais causa manchas e até mesmo câncer de pele, mesmo em dias nublados. Por isso, o protetor deve ser utilizado não apenas quando houver exposição direta ao sol, mas também em dias encobertos, chuvosos e em ambientes fechados.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda evitar o sol das 10h às 16h, que é o mais nocivo. Quando não for possível, utilize FPS 30 ou mais e se proteja com chapéu, guarda-sol e roupas na região do pescoço e colo.

Publicidade


Coma os alimentos certos


Além de uma dieta balanceada, certos alimentos podem dar uma força a mais para prevenir o envelhecimento.

Publicidade


O ômega 3, por exemplo, é uma gordura do bem não somente para a pele, mas para o corpo todo, e pode ser encontrado em peixes, folhas verdes, cereais e sementes. É rico em propriedades anti-inflamatórias e tem função imunomoduladora.


A vitamina A renova as células e ajuda na formação do colágeno, deixando o tecido firme por mais tempo. Você pode encontrar no espinafre, cenoura, abacate, brócolis, entre outros. Ela balanceia a produção de gordura na pele, prevenindo acnes e manchas avermelhadas de poros inflamados.


Nosso metabolismo produz os radicais livres, que podem destruir células saudáveis e acelerar o envelhecimento cutâneo. É fundamental, portanto, ingerir frutas cítricas, legumes, frutas vermelhas e carnes magras, pois funcionam como antioxidantes poderosos para manter a aparência da pele viçosa.


Outra grande aliada é a coenzima Q10, um nutriente de ação também antioxidante e que já existe no nosso organismo, mas pode reduzir sua produção com a idade. Ela leva nutrientes que são cruciais para as células da pele e reforça sua proteção natural.


Está presente também em alimentos como frutas secas, amêndoa, soja, verduras verde-escuras e, assim como os exemplos acima, pode ser suplementada.


Suplementos nutricionais


A suplementação é recomendada com mais frequência para idosos e atletas pelas necessidades específicas desses grupos. No entanto, dependendo do propósito de tratamento, suplementos são indicados para quem busca um benefício específico.


No caso da coenzima Q10, por exemplo, ela é também responsável pela produção de energia, excelente para quem precisa ter mais performance nos esportes, ou de mais disposição e ânimo para o dia a dia. Como preventivo para o envelhecimento das cútis, a coenzima Q10 eleva a presença de fibroblastos na pele.

Mesmo não oferecendo perigo à saúde, é fundamental a aprovação médica e de um nutricionista antes de começar a tomar suplementos. Quando consumido junto a outra medicação, pode comprometer sua eficácia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade