Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ouro, incenso e mirra

Conheça os costumes e celebrações do Dia de Reis

Ana Clara Marcondes - estagiária*
06 jan 2021 às 16:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 6 de janeiro é comemorado o tradicional Dia de Reis, também conhecido como Epifania. É nesta data em que se costuma desmontar a árvore de Natal e retirar os enfeites das casas. A festa de Reis, celebrada pela Igreja Católica, teve início, segundo a tradição religiosa, quando os três reis magos foram guiados por uma estrela até o local onde Jesus nasceu. Cada um deles representa uma origem étnica, demostrando a união dos povos.

O rei Baltazar levou mirra, Gaspar, incenso, e Belchior, ouro para presentear Jesus. Na Bíblia não há menção sobre o número três, inferiu-se isso a partir do número de presentes relatados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A festa é celebrada de diferentes formas ao redor do mundo. No Brasil, o Reisado, ou Folia de Reis, traz um forte traço da cultura de Minas Gerais. Em 2017, a festa foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do estado. Os participantes utilizam roupas que representam os reis e saem pelas ruas com cantos e músicas anunciando que Cristo nasceu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sentiu

Gracyanne Barbosa diz que devia ter feito terapia de casal com Belo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú


Muitos aproveitam a data para fazer rituais e simpatias, a fim de atrair sorte e fartura para o ano que está começando. O bolo de reis, feito especialmente para este dia, também faz parte da tradição.

Publicidade


Em países como Portugal e Argentina, a data é celebrada com um bolo típico. Na Espanha, os mais apegados aos costumes trocam os presentes no dia 6 e não no Natal. Também é feito um desfile ao pôr-do-sol do dia 5, no qual as pessoas usam roupas típicas montadas em cavalos, comemorando a "Cavalgada do Dia de Reis”.


As informações são da CNN e da Midiamax.

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltembug


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade