Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Cuidados com a higienização de óculos e lentes de contato devem ser redobrados

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 abr 2020 às 09:59
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem usa óculos já parou para pensar em como e com qual frequência deve higienizá-los nesse período de pandemia do novo coronavírus?

Segundo o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica, exatamente por estar o tempo todo no nosso rosto, os óculos precisam sim de um cuidado especial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O ideal é limpar os óculos de duas a três vezes ao dia, principalmente para aqueles que precisam continuar saindo de casa e tendo contato com outras pessoas”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


A recomendação inicial é a de fazer a higienização com água e detergente. Na hora de secar, utilize uma flanela ou papel toalha bem macio para não riscar as lentes.

Publicidade


"É válido também usar álcool 70% nas hastes. Quando sair de casa e utilizar transporte público, elevador, ir à farmácia ou ao supermercado é preciso evitar levar a mão tanto ao rosto quando aos óculos porque eles também se transformam em um ponto de contaminação, assim como o celular”, enfatiza o especialista.


É importante evitar também o hábito de colocar os óculos sobre a cabeça, pendurar na roupa ou apoiar em diversas superfícies.

Publicidade


"Em tempos de pandemia, os óculos servem, inclusive, como um tipo de barreira de proteção que impede que o vírus entre em contato imediato com os olhos. Contudo, nada adianta se não mantivermos uma higiene adequada”, complementa o oftalmologista.


Para quem utiliza lentes de contato a atenção deve ser redobrada. As mãos e o rosto precisam estar totalmente limpos antes de retirá-las ou colocá-las.

"Se for possível, nesse tempo de quarentena, opte pelo uso dos óculos para não correr risco de contaminação no manuseio das lentes de contato. No entanto, caso não seja possível é indispensável continuar utilizando a solução própria para cada tipo de lente, seja ela rígida ou gelatinosa e intensificar a limpeza das mãos na hora de utilizá-las”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade