Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde financeira

Descubra quais são os principais vilões do orçamento e como combatê-los

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jul 2020 às 11:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para a economista Bruna Allemann, que trabalha como Diretora de Investimentos e Capital Markets, o orçamento tem muitos vilões. Contudo, as prioridades neste momento são: supermercado, parcelas no cartão de crédito e assinaturas.

"Precisamos nos organizar antes de ir às compras. Fazer lista e saber aproveitar as oportunidades (descontos) no momento, adaptando algumas coisas para que a conta não fique cara. A ideia de estocar comida no início do coronavírus fez com que muitas pessoas gastassem além do planejado e pior ainda, além do que cabia em seu orçamento. Organização e disciplina é a melhor forma de combater este tipo de problema. Evitando gastos desnecessários e desperdícios", aconselha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As parcelas do cartão de crédito poderiam ser o primeiro grande vilão. Gastando mais em supermercado e não se organizando, as contas vão se acumulando. Agora durante a pandemia muitos estão com alguns pequenos custos não esperados, como um investimento em uma estrutura de home office dentro de casa. "Não faça investimentos desnecessários e não compre mais do que pode. A ideia gora é não fazer dívidas longo prazo. Não sabemos a situação do amanhã."

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Assinaturas mensais são a primeira maravilha do mundo assim como o maior terror do seu orçamento, segundo a especialista. Com valores relativamente baixos e a necessidade de entretenimento, além de alguns aplicativos para auxiliar na gestão de casa, consumo, trabalho, exercícios físicos entre outros, estes pequenos custos de R$ 10 à 35 reais por mês se unem as parcelas de compras desenfreadas que fazemos e consome cerca de 50% da renda dos brasileiros.

Publicidade


"Não é apenas 10 reais, precisamos ter em mente que 10 aplicativos e/ou assinaturas de 10 reais serão 100 reais de gastos a mais no fim do mês. Priorize, pague apenas o necessário! Se for um plano de TV, cancele a TV a cabo se for o caso. Faça contas e tente utilizar o máximo dos planos grátis", aponta.


Que erros financeiros não podem ser cometidos neste momento?

Publicidade


Para a economista, os erros financeiros que não podem ser cometidos neste momento são os custos de longo prazo. "Infelizmente nossa instabilidade política e econômica não está nos dando as melhores expectativas e segurança para o amanhã. Temos visto o número crescente de desempregados e pessoas entrando na faixa de venerabilidade. O brasileiro estava até o início deste ano se acostumando com a ideia de planejamento financeiro, e pouquíssimos tem a organização de manter uma reserva de emergência para pelo menos seis meses de custos fixos."


Algumas empresas possuem como se fosse sua reserva de emergência, para seis meses a um ano de caixa protegido. Aquelas que estiverem fora desse perfil, sofrerão e poderão entrar em recuperação judicial. Para o consumidor, aplicamos a lei da oferta e demanda, alguns economistas seguem a linha de que o mercado imobiliário deve cair bastante em contrapartida do consumo do varejo deve aumentar os preços, pois o mercado consumidor vai cair (público sem renda, não tem quem compre os artigos estocados).

Publicidade


O que é preciso para evitar o endividamento


"Primeiro não tome uma linha de crédito se não tiver certeza de que pode arcar com este compromisso. A crescente oferta de linhas bancárias está atraindo pequenos e médios empreendedores, assim como a população, para uma escolha equivocada", aconselha Bruna.

Publicidade


Tenha em mente o quanto pode pagar, organize suas finanças, seja da empresa ou pessoal. Veja que contas consegue diminuir e quais precisa manter. Renegocie seus custos fixos, desde TV, internet, conta de celular entre outros até fornecedores. Com os fornecedores e prestadores de serviços, seja sincero.


Verifique quais as condições deles e veja a melhor forma dele continuar recebendo e você de continuar pagando. Aí tirando todas as alternativas e fazendo um bom planejamento para um lockdown de três meses na pior situação ou uma reabertura dos negócios em um mês, verifique se será realmente necessário esse dinheiro para desafogar sua situação.

Publicidade


Dinheiro barato não é sinônimo de folego, e sim de dívida. E é tudo que você não precisa agora. Há muitas outras formas de se organizar e colocar as contas e custos em dia.


Quatro 'vilões' que podem comprometer as contas na pandemia

Publicidade


Compras impulsivas em lojas on-line


As lojas estão fechadas e precisam ter seu consumidor próximo, mas do outro lado temos a população sendo demitida e reduzindo cada vez mais seus custos ou renda. O maior problema é que em 80% dos casos são compras compulsivas, que alinhadas ao problema social e psicológico, acabamos cometendo.


Altas parcelas no cartão, consumo desnecessário e bola de neve para o planejamento pessoal de ter uma renda guardada. Até porque ainda não sabemos quando será o fim desta pandemia.


"Disciplina. Não podemos tratar das nossas contas como fossemos crianças de três anos com um tablet. Que precisamos desinstalar aplicativos, bloquear internet etc. Seja sincero com você mesmo das suas necessidades. Gaste apenas um valor fixo e a vista por mês. Quem sabe assim você fica contente e sobra mais dinheiro para suas economias também."


Gastos com aplicativos, sobretudo os de entrega


Além de gastar no mercado, muitos ainda pedem comida online por exemplo. Custos que ao invés de terem sido reduzidos, estão triplicando nos orçamentos familiares. Imagina o desperdício de tantos alimentos que você estocou na sua casa?


O principal impacto que vemos é que ao invés de ser o momento de reduzir custos e estar preocupado como longo prazo, muitos triplicaram seus gastos com restaurantes devido a facilidade de pedir para entregar um alimento de um restaurante que gosta. Mas o restaurante de hoje, pode ser o seu feijão sofrido de amanhã.


Se não gosta de cozinhar e não quer ir ao mercado, não tem problema. Procure pelo menos os aplicativos com cashback. Que você ganha bônus para a próxima compra, vai acumulando pontos e pode trocar por novas refeições gratuitas. Aprenda a concentrar seus custos para que possa se beneficiar deste produto ou serviço. E logico, não faça compras no mercado. Tudo uma questão de balancear (gasta em um e não no outro).


Os excessos na ida ao supermercado


Compras desnecessárias, sem lista, estoques de produtos não essenciais e comidas com validade pouco extensa. Custos acumulados altos no fim do mês como resultado da despreparação do consumidor em se organiza antes de sair de casa. Mercado e restaurantes estão sendo um dos maiores custos hoje das famílias, mas não pensaram nem no desperdício de comprar mais do que consegue consumir ou tem necessidade.


Faça lista, compre somente para 30 dias os produtos que não são perecíveis e os perecíveis coloque meta de gasto semanal. Assim você consegue adaptar sua lista sem mexer no custo programado para aquilo. Aproveite as promoções!


Linhas de crédito com altas taxas de juros


O maior problema que estamos tendo hoje é a facilidade e redução de taxas de linhas bancárias sendo oferecidas a todo instante para as empresas e população. Vendo isso, fica tentador ganhar aquele folego. Mas e aí? Como está sua vida financeira para arcar com esta dívida de longo prazo? Mesmo com taxas baixas.


O maior problema é que muitas dessas linhas de credito estão oferecendo 90 a 120 dias para começar a pagar as parcelas e quem consome esse produto, não está pensando que daqui 120 dias terá uma nova conta para pagar. E aí? Como fica? Se organizou para este custo a mais?

Tente reduzir custos e contas, depois verifique a necessidade. Logicamente, analisando a estabilidade do seu emprego e condições para assumir aquela dívida. Fazendo essa lição de casa, cerca de 70% desiste de pegar esse dinheiro "fácil”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade