Dia de Santa Clara de Assis: confira orações e simpatias

por Caroline Knup - Estagiária*
   
Reprodução/CFFB

Em 11 de agosto, a Igreja Católica comemora o Dia de Santa Clara de Assis, conhecida como a padroeira da televisão. A história de Clara começa com seu nascimento em Assis, na Itália, em 1193. Membro de uma família abastada, vivia com seus pais e seus irmão em um palácio da cidade.

Apesar de todos os recursos financeiros que tinha, Clara decidiu deixar sua família em 1212, com apenas 18 anos, para seguir os caminhos de Jesus. Ao encontrar são Francisco de Assis, pronunciou votos de castidade e pobreza, mostrando sua total devoção à caridade e à Igreja.

Os milagres de Santa Clara de Assis são bastante conhecidos na região. O mais famoso deles ocorreu em 1226, quando são Francisco de Assis faleceu. Na ocasião, a santa pôde assistir às imagens do cortejo fúnebre, que foram projetadas na parede de sua cela. Esse foi o acontecimento que conferiu à Santa Clara o título de padroeira - ou patrona - da televisão.

Santa Clara viveu 27 anos após a morte de São Francisco de Assis, sendo uma verdadeira e dedicada discípula. Em 11 de agosto de 1253, faleceu com 60 anos.

Oração

Para a solução de problemas e de causas que parecem impossíveis, a Igreja Católica ensina a oração de Santa Clara de Assis: "Pela intercessão de Santa Clara, Senhor Todo-poderoso me abençoe e me proteja. Volte para mim seus olhos misericordiosos, dê-me paz e tranquilidade, derrame sobre mim suas graças e, depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todos os outros santos. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém".

Simpatias

Para a chuva não causar problemas

Se você estiver passando por uma chuva torrencial, pode recorrer à Santa Clara de Assis para que a tempestade não lhe cause problemas. A simpatia pede que você coloque um ovo sobre o telhado de sua casa ou sobre um muro e, em seguida, reze um Pai Nosso e a oração de Santa Clara de Assis: "Lágrima do peito aberto, coração de Deus ferido, nos defendei da tempestade e de todos os perigos".

Para passar em concursos

Se você é vestibulando ou 'concurseiro', já deve ter recorrido aos pedidos divinos para passar nas provas. O que você pode não saber é que Santa Clara de Assis pode ajudá-lo. A simpatia consiste em, três dias antes da prova, tomar um copo de água com um pouco de açúcar e um pouco de sol. Ao ingerir o líquido, você deve pedir: "Meu Pai, meu guia, ajudai-me com (diga o nome da prova ou concurso que você deseja passar) pela intercessão e intervenção da milagrosa Santa Clara. Peço que clareie minha mente, acalme meus nervos, guie meus passos e me proteja".

Depois de citar a oração acima, reze três Aves-Marias, três Pais-Nossos e ofereça seus pedidos a Jesus e à Santa Clara de Assis.

Por fim, no dia da prova, você deve tomar um copo de água com açúcar antes de sair de casa.

Para o amor

Os apaixonados também podem contar com a ajuda de Santa Clara de Assis, conhecida por conceder milagres em relacionamentos. A simpatia mais conhecida pede para que você coloque uma imagem de São Francisco de Assis e de Santa Clara de Assis em um local que você veja muito, como sua mesa de trabalho ou escrivaninha. É importante posicionar as imagens ao lado de uma foto sua com seu (sua) amado (a).

Todas as semanas, acenda uma vela e peça para os dois santos: "Abençoados Santos, que foram tão unidos, na dor, no abandono e que lutaram sempre juntos, com força e devoção ao amor maior, ilumina minha vida e de meu parceiro. Que juntos saibamos ser compreensivos, tolerantes e que possamos respeitar um ao outro. Que a harmonia e o amor que um dia nos uniu se fortaleçam e se estendam a todos os que se amam. Obrigada. Amém".

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.

Conteúdo relacionado: