Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça essa data

Dia do Saci é o Halloween brasileiro

Redação Bonde
30 out 2020 às 11:26
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que no dia 31 de outubro se comemora o dia do Saci? A data brasileira foi criada em 2003 com a intenção de valorizar o folclore do país. O Saci-pererê é uma das figuras mais populares do Brasil, com referências indígenas e africanas, esse ser mítico vive nas florestas e é conhecido pelas travessuras.


Segundo a lenda, o Saci é negro e só tem uma perna. Duas características icônicas do personagem, também conhecido nas histórias de Monteiro Lobato, é que sempre está com o seu gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na mão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devido a influência norte-americana no país, o Hallowen - comemorado também no dia 31 desse mês- , tradicional dia das bruxas dos Estados Unidos, é mais conhecido por aqui do que o dia do Saci. Por isso em muitas escolas, essa data é comemorada com atividades relacionadas ao menino de gorro vermelho, tentando assim perpetuar essa lenda no imaginário do brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


As histórias sobre o Saci-pererê surgiram no sudeste e sul do Brasil, em torno do século XVII. Elas contam que ele era um menino com cerca de meio metro de altura, que durante a noite importunava os animais. O mito que se concentra principalmente nas áreas rurais, também é popular porque essa criatura pune as crianças que desobedecem os pais.

O Saci ganhou muita popularidade fora do Brasil, devido aos livros de Monteiro Lobato, como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que teve adaptação para TV e até hoje possui desenho animado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade