Dia do Saci é o Halloween brasileiro

por Redação Bonde
   
iStock

Você sabia que no dia 31 de outubro se comemora o dia do Saci? A data brasileira foi criada em 2003 com a intenção de valorizar o folclore do país. O Saci-pererê é uma das figuras mais populares do Brasil, com referências indígenas e africanas, esse ser mítico vive nas florestas e é conhecido pelas travessuras.

Segundo a lenda, o Saci é negro e só tem uma perna. Duas características icônicas do personagem, também conhecido nas histórias de Monteiro Lobato, é que sempre está com o seu gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na mão.

Devido a influência norte-americana no país, o Hallowen - comemorado também no dia 31 desse mês- , tradicional dia das bruxas dos Estados Unidos, é mais conhecido por aqui do que o dia do Saci. Por isso em muitas escolas, essa data é comemorada com atividades relacionadas ao menino de gorro vermelho, tentando assim perpetuar essa lenda no imaginário do brasileiro.

As histórias sobre o Saci-pererê surgiram no sudeste e sul do Brasil, em torno do século XVII. Elas contam que ele era um menino com cerca de meio metro de altura, que durante a noite importunava os animais. O mito que se concentra principalmente nas áreas rurais, também é popular porque essa criatura pune as crianças que desobedecem os pais.

O Saci ganhou muita popularidade fora do Brasil, devido aos livros de Monteiro Lobato, como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que teve adaptação para TV e até hoje possui desenho animado.

Conteúdo relacionado: