Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Farmacêutico

Dia Internacional do Farmacêutico: Especialista orienta sobre os principais perigos da automedicação

Redação Bonde com assessoria de imprensa
25 set 2020 às 11:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, uma área de destaque neste cenário da pandemia em que muitas pessoas buscaram formas de prevenção por conta própria, acreditando que assim estariam mais seguras. Medicamentos que não dependem de prescrição médica também podem trazer complicação à saúde.


"Altas doses de paracetamol pode causar toxicidade hepática, já a dipirona utilizada em demasia, ocasiona prejuízo na formação das células de defesa do organismo. Anti-inflamatórios, por exemplo, usados frequentemente, podem interagir com remédios de uso contínuo, como anti-hipertensivos, além de provocar possíveis reações alérgicas", alerta a farmacêutica e professora da Unopar Arapongas, Aline Kirilko Borges.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma pesquisa realizada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), por meio do Instituto Datafolha, constatou em abril de 2019, que a automedicação é um hábito comum dos 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses. Conforme explica a especialista, a principal causa de intoxicação no Brasil é em decorrência do uso de remédios e grande parte dos casos ocorre devido à automedicação. "É preciso ter cuidado com o risco de tolerância pelo organismo, o que leva a perda da eficácia, ocultação de sintomas importantes, agravamento da doença, além de contribuir para a resistência bacteriana. Outra orientação importante é deixar os remédios em um local seguro, longe do alcance das crianças, para evitar a ingestão acidental", pontua.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


E é preciso ter cautela com as informações disponibilizadas na internet. Segundo a docente, apesar dos recursos disponíveis virtualmente, há um grande volume de fake news, que podem ser uma grande vilã para a saúde. "É importante pensar que existe a variabilidade individual, ou seja, fatores que influenciam como e quando o fármaco exerce a sua ação, é eliminado do organismo, entre outros processos. A orientação é sempre buscar informação com o profissional da saúde", informa.

O farmacêutico está acessível à comunidade e é capacitado para orientar sobre o uso, interações, indicações e recomendar medicamentos livres de prescrição médica. "Uma dica essencial é seguir a posologia e se não for de uso contínuo, utilizá-lo somente durante o tempo que foi determinado. Prevenção é sempre o melhor remédio", finaliza a profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade