Dia Mundial do Rock: confira 5 filmes para comemorar a data

por Caroline Knup - Estagiária*
   

Comemorado em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock surgiu quando Phill Collins, participante do megaevento Live Aid, expressou seu desejo de que a data celebrasse o rock em todo o mundo. O evento contou com a participação de outros grandes artistas do gênero, como David Bowie, U2, Mick Jagger e a banda Queen.

Divulgação/Fox Filmes

Para comemorar o Dia Mundial do Rock - que, na verdade, só é celebrado no Brasil - o Portal Bonde selecionou cinco filmes que não podem ficar de fora da sua maratona. Prepare a pipoca, o cobertor e se jogue no mundo do Rock N' Roll!

Os Cinco Rapazes de Liverpool (1994)

Do gênero biográfico, o longa metragem 'Os Cinco Rapazes de Liverpool' conta um recorte da história da banda The Beatles. O foco do filme é a luta interior do quinto Beatle, Stuart Sutcliffe, interpretado por Stephen Dorff, que se vê dividido entre seus dons: tocar baixo na banda e pintar quadros.

A história mostra que, em 1960, Stuart e seu amigo John Lennon, interpretado por Ian Hart, viajam para a Alemanha em busca de reconhecimento artístico. A partir daí o enredo acontece.

Cazuza - O Tempo Não Para (2004)

'Cazuza - O Tempo Não Para' é a uma produção brasileira e conta a história de Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza. O filme mostra toda a trajetória do cantor e compositor brasileiro, que sempre buscou aproveitar a vida ao máximo.

Além de contar a história de Cazuza em sua carreira como membro da banda Barão Vermelho e como cantor solo, o longa mostra como o compositor enfrentou a Aids.

Escola de Rock (2003)

Dirigida por Richard Linklater, a comédia 'Escola de Rock' conta a história de Dewey Finn, personagem de Jack Black, que, após ser demitido da banda em que trabalhava como cantor e guitarrista, se disfarça e começa a dar aulas em uma prestigiada escola preparatória de músicos.

Ao testemunhar o talento de seus alunos, Finn resolve formar uma banda para vencer um difícil concurso, o que o ajudará a pagar seu aluguel.

Os Piratas do Rock (2009)

A comédia 'Os Piratas do Rock' mostra a trajetória de um grupo de amigos viciados em rock, que, juntos, decidem criar uma rádio pirata com o objetivo de levar a cultura do Rock N' Roll para os ingleses. Na época, as grandes emissoras não davam espaço ao gênero. Contudo, o cenário mudou após a rádio pirata se tornar o maior sucesso.

Bohemian Rhapsody (2018)

Dirigido por Bryan Singer, 'Bohemian Rhapsody' foi sucesso de bilheterias em 2018 e conta a história de Freddie Mercury, interpretado por Rami Malek. O filme mostra toda a trajetória de Mercury, que, ao lado de Brian May, Roger Taylor e John Deacon, mudou o mundo da música ao formar a banda Queen.

O enredo engloba, ainda, os dilemas enfrentados por Mercury, que, em 1970, se viu diante do desafio de conciliar seu estilo de vida com a fama cada vez mais crescente.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia.

Conteúdo relacionado: