Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pode ser grave!

Dores na coluna e problemas posturais aumentam mais de 90% durante distanciamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 jun 2020 às 10:07
- Reprodução/Jesper Aggergaard/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

São cem dias em isolamento social e uma recente pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) revelou dados interessantes e preocupantes sobre a saúde das pessoas que estão em casa.

Esses números estão associados às atividades em home office, somadas às tarefas domésticas e à ausência de atividade física. A pesquisa aponta que 41% das pessoas que não tinham dores na coluna passaram a sofrer com isso. Os números revelam também que 50% das pessoas com dor crônica tiveram uma piora no quadro durante esse período.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um fator importante a ser considerado é que com a postura errada, o corpo fica vulnerável a sofrer com estresse nas articulações e nos músculos, aumentando as chances de lesões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em maio

INSS bloqueia desconto de mensalidade na aposentadoria após denúncias

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque
Mística

Gisele Bündchen fala sobre relação íntima com astrologia e diz que segredo da beleza está nas fases da Lua


Segundo o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, o grande problema é que, antes do isolamento, muitas pessoas já relutavam em procurar ajuda especializada por acreditarem ser apenas mais uma dorzinha ou porque já estavam "acostumadas” a senti-las, mas agora, com o medo de sair as ruas, mesmo que por questão de saúde, a procura por tratamento diminuiu consideravelmente.

Publicidade


Bernardo afirma ainda que criou-se uma crença sobre estas dores e as pessoas já não sabem mais quando é o momento ideal para procurar ajuda especializada, postergando ao máximo a ida ao consultório.


"Antes do isolamento, as pessoas demoravam, mas procuravam ajuda principalmente quando a dor permanecia ou impedia a realização de alguma atividade, agora, eles continuam sentindo dores, só que em casa, postergando a intervenção médica especializada", afirma o especialista.

Publicidade


Em virtude disso, passamos a criar uma demanda reprimida de casos clínicos sem tratamento. Tratamentos estes, que podem ser simples.


"Às vezes, uma simples mudança de apoio para os braços e pés já traz um alívio enorme para o paciente. Entender melhor os hábitos posturais como sentar, deitar, dirigir e trabalhar são fundamentais para termos qualidade de vida", garante Bernardo Sampaio.


Mudar hábitos, alongar-se, praticar atividades físicas, deixar o sedentarismo de lado e cultivar boas horas de sono são fundamentais para a prevenção de dores e outras patologias. Mas, se não foi possível evita-la, o fisioterapeuta reforça a importância de uma intervenção precoce, evitando que dor se torne crônica .

"Prevejo um aumento considerável de atendimentos pós pandemia que poderiam ter sido evitados, inclusive através de atendimentos por telemedicina”, resume o fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, ambos de Guarulhos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade