Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Astronomia

Eclipse Lunar e Superlua protagonizam o céu desta quarta-feira (26)

Heloisa Corso - Estagiária*
25 mai 2021 às 17:08
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O amanhecer da próxima quarta-feira (26) será especial. Logo no início da manhã, às 6h45, os brasileiros serão contemplados com a fase inicial do Eclipse Lunar, que é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, lançando uma sombra do nosso planeta sobre o satélite.


No Brasil o eclipse não poderá ser visto em sua totalidade, somente parcial ou penumbral. A fase total poderá ser contemplada na Austrália e região da Oceania, quando, para o Brasil, a Lua já estará bem baixinha no horizonte oeste. Eclipse Lunar total será visível em 16 de maio de 2022.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diferentemente do eclipse solar, o que presenciaremos nesta quarta não exige nenhum aparelho de proteção aos olhos e a vista do fenômeno é melhor em lugares com baixa luminosidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Frontoplastia

Brunna Gonçalves faz cirurgia para reduzir a testa; entenda o procedimento

Imagem de destaque
Nova comunidade

Jovens místicos conquistam a internet com previsões e simpatias ao vivo

Imagem de destaque
Dificuldades na busca por relacionamentos

Você sabia? 67% dos homens no Tinder não vão para um date

Imagem de destaque
Saiba mais

Restituição do Imposto de Renda 2024 tem nova ordem de prioridade


Lua de Sangue

Publicidade


Durante este eclipse, a luz do Sol não chegará diretamente à Lua, mas uma pequena parcela será "desviada” pela atmosfera terrestre em direção ao satélite, tendendo a "colorir” a Lua de tons avermelhados e acobreados. Este fenômeno é chamado de Lua de Sangue. O coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), Miguel Moreno, explica um pouco mais sobre: "como a lua vai passar por essa sombra da terra, a atmosfera terrestre funciona como uma espécie de lente e desvia um pouco a luz do sol, fazendo com que esses raios, que tendem ao vermelho, sejam desviados em direção à Lua e, por causa disso, recebe o nome".



Superlua
O Gedal explica também que, nesta mesma data, ainda ocorrerá a Superlua: "a lua orbita ao redor da Terra, mas sua trajetória não é perfeitamente circular. Isto faz com que em determinadas épocas ela fique um pouquinho mais próxima de nós”. Desta forma, nesta quarta, alcançamos o perigeu, ponto da órbita em que o satélite está mais próximo da Terra. Coincidindo com a fase de Lua cheia, o diâmetro fica cerca de 5% maior e por volta de 11% mais brilhante do que o normal.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade