Em tempos de Covid-19, saiba como realizar pagamentos com cartão por aproximação

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A tecnologia contactless, também chamada de NFC (Near Field Communication), é uma forma de pagamento sem contato oferecida por diversos serviços de cartão e aplicativos, permitindo maior praticidade na realização de compras. Para quem prefere sair de casa somente com o celular, abrindo mão de bolsa ou carteira, o pagamento por aproximação é a melhor saída.

Reprodução/Pixabay

Com a recomendação de reclusão social e a diminuição do contato físico, a tecnologia de pagamento por aproximação é uma das melhores opções, já que consegue ser realizada a uma distância segura, diminuindo os riscos de contaminação pelo coronavírus. Assim, empresas interessadas na satisfação do cliente devem garantir o acesso dos consumidores à tecnologia, especialmente em períodos de isolamento social como o atual.

O tipo de serviço, que já está presente no país há mais de dez anos, começou a se popularizar recentemente. Dados coletados pela consultoria da empresa Visa, a Visa Analytics & Consulting, indicaram que, ao comparar o mês de dezembro de 2017 com o de 2018, foi registrado um aumento de 30 vezes no uso da tecnologia contactless pelos paulistanos. No Brasil, o aumento médio foi 18 vezes superior.

Como utilizar o serviço

Para realizar o pagamento contactless, é preciso cadastrar o cartão em uma carteira digital no celular. Em aparelhos Android, é possível utilizar o Google Pay; já para quem utiliza o iPhone, a solução é o Apple Pay. Em ambos os casos, basta cadastrar o cartão e utilizar o serviço.

A Samsung também desenvolveu duas opções para seus clientes. É possível utilizar o Samsung Pay com a tecnologia contactless ou o serviço de pagamento MST (Magnetic Secure Transmission), um método alternativo que simula a tarja de um cartão magnético, sendo uma opção mais abrangente por funcionar em qualquer terminal ou máquina de pagamento, mesmo aqueles que não estejam habilitados para a tecnologia NFC.

Quem não tem acesso a uma carteira digital não fica de fora, pois é possível habilitar alguns modelos de cartão para realizar o pagamento por aproximação. Dessa forma, não é preciso inserir o cartão na maquininha - basta aproximá-lo do leitor que a compra é registrada. Nesse caso, algumas empresas de cartão estabelecem um valor máximo permitido para a compra, deixado o serviço mais seguro. A opção de pagamento por aproximação é possível em cartões do banco Nubank e do banco Inter, por exemplo.

Conteúdo relacionado: