Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Será?

Endividados podem prestar concurso público?

Assessoria de imprensa
11 dez 2020 às 10:12
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A estimativa de brasileiros endividados aumenta ano após ano. Em 2019, a somatória de devedores, com o Cadastro da Pessoa Física (CPF) negativo, tinha resultado de 63,2 milhões, de acordo com os dados do Serasa Experian. Em 2020, o resultado foi um pouco mais promissor: cerca de 60 milhões, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).


Uma segunda pesquisa, detalhada e produzida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que a situação das famílias brasileiras apresentou o patamar mais elevado dos últimos dez anos, apesar da leve queda no número total de inadimplentes e endividados. De acordo com o CNC, em agosto,o percentual de famílias com dívidas cresceu para 67,5%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número ainda não é, de acordo com especialistas e economistas, um reflexo evidente da pandemia de coronavírus em sua totalidade. Acredita-se que os endividados em decorrência da pandemia fiquem ainda mais evidentes em 2021, sobretudo se a extensão do auxílio emergencial, promovido pelo Governo Federal, não for realizada por mais meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Para quem perdeu o emprego – e, por isso, teve complicações financeiras e dívidas –, ainda resta o sonho de prestar o concurso público, a fim de ter mais estabilidade e um salário maior. Mas fica a dúvida: quem está devendo ou com o CPF negativado pode prestar um concurso público?

Publicidade


Bom, de acordo com a Lei Federal nº 8.112, de 1990, sim. Mas esse
não é o único parâmetro utilizado para aceitar um candidato ao concurso. Em todo o caso, os requisitos básicos para prestar o exame são:


ser cidadão brasileiro;
estar em gozo dos direitos políticos;
estar em dia com as obrigações eleitorais;
estar em dia com as obrigações militares;
ter no mínimo 18 anos;
ter aptidão física e mental;
ter o nível de escolaridade exigido para o exercício da função.


Entretanto, apesar de as exigências serem essas, algumas instituições podem negar participantes negativados ou inadimplentes, sobretudo na área bancária. Neste caso, depende da regra da empresa – o Banco do Brasil, por exemplo, exige o nome limpo. Esse processo faz parte de uma investigação social, na qual algumas estatais podem conferir o processo de endividamento dos candidatos.

A investigação social é feita por meio da busca de informações do candidato que prestará o concurso público. A procura mais comum feita pelas empresas é a investigação criminal, mas há empresas que também ampliam a busca para investigações pessoais e de cunho econômico – o que pode acarretar em uma não recomendação, se for função ideológica e mandatória da empresa desejada para o cargo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade