Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem exageros!

Entenda a importância da alimentação no período de isolamento

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 abr 2020 às 11:25
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm se isolado, evitando as saídas de casa, exceto para atividades essenciais.

E com isso, entre tantas preocupações com relação à saúde e o bem-estar de todos, é preciso dar a devida importância também à qualidade da alimentação, principalmente durante o período de isolamento social, pois uma boa refeição reforça o sistema imunológico, que pode deixar o corpo mais resistente e menos suscetível, bem como buscar uma consciência maior durante a alimentação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, uma das práticas mais benéficas para esse período é o mindful eating, conforme aponta Andrea Bottoni, médico nutrólogo e coordenador da equipe de nutrologia do Hospital IGESP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


Mas o que é mindful eating?

Publicidade


O termo pode ser traduzido como "alimentação consciente” e visa estimular o hábito de uma alimentação mais equilibrada e saudável, aliando também à qualidade, atenção e presença no ato da refeição. Isso porque não basta apenas ter um bom alimento no prato, e sim se alimentar com tranquilidade e serenidade.


"A hora da refeição deve ser um momento sem distrações de TV ou celular, focando apenas no alimento, o que faz com que a ocasião se torne mais prazerosa e benéfica, pois o mindful eating se trata da atenção ao que e como você está enquanto come", aponta.

Publicidade


Neste período de isolamento social, pode acontecer que as pessoas "comam mais” do que o comum e frequentemente em frente à TV, ao computador ou ao celular, até considerando tédio, ansiedade, estresse e outros sentimentos que possam surgir durante a quarentena. Por isso, é tão importante as boas práticas alimentares aliadas ao comportamento e ao prestar atenção às sensações durante as refeições.


É importante lembrar que muitas pessoas buscam nos alimentos um conforto ou uma fuga para os sentimentos de angústia e ansiedade, tão comuns neste momento de estresse. Para evitar que isso reflita em outros problemas de saúde, o ideal é que a pessoa tenha a real consciência de sua sensação de fome, sabendo diferenciar se a busca pela refeição no momento está baseada nos sentimentos.

Publicidade


"Se este for o caso, uma sugestão seria substituir o ato de comer à alguma ação benéfica, como tomar um copo com água, ou um chá, que contribuem para a hidratação, ou apenas desviar a atenção para uma outra atividade, como concluir um trabalho para quem está em home office, ou arrumar algo na casa que esteja precisando ser revitalizado", sugere o especialista.


Na seleção dos alimentos e no preparo da refeição, a sugestão é que se prefira alimentos em natura e o menos processados possível, monte um prato bem colorido, por exemplo, com verduras e legumes.

Publicidade


A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública mundial. No Brasil, mais de 50% da população está com sobrepeso.


De acordo com o site da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), a região do sul do Brasil concentra a maior porcentagem de adultos com excesso de peso, 56,08%, enquanto o sudeste apresenta a maior porcentagem de crianças com excesso de peso na infância (entre 5 e 9 anos) 38%.

O mindful eating existe para ser um aliado na melhoria da qualidade da refeição e da qualidade de vida. Outro aspecto importante é, na medida do possível, realizar exercícios físicos neste período de quarentena.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade