Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Entenda como o estresse afeta a saúde física, mental e emocional

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mai 2020 às 09:18
- Divulgação/Christian Erfurt/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a rotina corrida e cheia de tarefas é comum que pessoas estejam estressadas.

Diante da pandemia vivenciada atualmente, é preciso buscar meios alternativos para lidar com as situações frustrantes e mudanças na rotina. Por isso, além dos cuidados "tradicionais”, é preciso atenção quanto ao excesso de notícias falsas ou negativas, a sobrecarga de informações, que também pode ser prejudicial e aumentar os desequilíbrios emocionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que causa estresse?

Leia mais:

Imagem de destaque
Anajulia

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito (MS)

Imagem de destaque
Na Vila Portuguesa

Após restrições da Sema, teatro da Paixão de Cristo no CSU de Londrina é cancelado

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada


O estresse é uma espécie de resposta do corpo frente aos nossos sentimentos e emoções . Para entender as causas é necessário conhecer os mecanismos estressores internos e externos, os quais estão relacionados à personalidade, como: perfeccionismo, autocobrança exacerbada e pressa. Contudo, existem as mudanças provocadas pelo ambiente, como o trânsito caótico, doença na família, morte de entes queridos e pressão no trabalho, por exemplo.

Publicidade


Quais os sintomas?


Os sintomas vão desde a alteração do sono, tensão muscular, formigamento e sensação de desgaste, até hipertensão, perda de interesse, problemas de atenção e depressão.

Publicidade


Como amenizar?


O estresse está presente em diversas situações enfrentadas durante o dia. Porém, existem alguns hábitos capazes de amenizá-lo, tais como uma boa noite de sono, os cuidados com a saúde, uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios e trazer para o dia a dia momentos relaxantes.


Além disso, é preciso controlar os mecanismos estressores e mudar a forma de enfrentá-los, entendendo os limites e estabelecendo prioridades.

Caso sinta dificuldade em lidar sozinho com o estresse, peça ajuda profissional. É importante identificar os avisos do corpo e cuidar da saúde mental de forma efetiva.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade