Estação Espacial Internacional estará visível em Londrina, diz Gedal

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   

Que tal olhar para o céu neste sábado (18) e observar uma das mais complexas obras da engenharia humana?

No comecinho da noite, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com três astronautas a bordo, vai cruzar o firmamento, e será visível com um brilho bem intenso, de acordo com o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina). Será o segundo objeto mais brilhante no céu, "perdendo” apenas para o planeta Vênus, que estará super brilhante no céu, na direção onde o Sol se pôs.

Nasa

Para Londrina e região, a ISS irá surgir no céu às 18h47, bem baixinho, abaixo de Vênus.

A ISS então cruzará praticamente todo o céu! Estará "subindo” e passará pertinho das Três Marias, na constelação de Órion, às 18h52, e seguirá seu caminho, sempre muito brilhante, passando perto do Cruzeiro do Sul, às 18h54, até desaparecer baixinho no horizonte, às 18h56.

O mapa permite entender esse movimento da ISS no céu.

Divulgação

Além da ISS, vários satélites, incluindo algumas dezenas da série Starlink, estarão cruzando nossos céus de 18h24 às 20h00.

Fique de olho no céu. Aquelas "estrelinhas que andam” são os satélites.

Para saber se para sua cidade também será visível, acesso o site https://www.heavens-above.com/SelectLocation.aspx e digite a cidade. Depois, na página inicial, clique em "Previsões diárias para passagens dos satélites mais brilhantes”.

Quer fazer parte do grupo de WhatsApp do Gedal? Acesse o link.

Conteúdo relacionado: