Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Estresse pode ser a causa da perda de cabelo de Lucas Penteado, do BBB 21

Laís Magalhães - Estagiária*
04 fev 2021 às 11:29
- Divulgação/Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na última semana, as falhas no cabelo do BBB Lucas Penteado geraram discussões na internet. A queda de cabelos pode ser potencializada pelo estresse, condição denominada "alopecia", que em sua definição é perda de pelos (podendo ser cabelo, cílios e sobrancelhas).


Segundo o dermatologista de Londrina Rafael Garani, alguns fatores específicos podem ocasionar a queda, como genética, doença sistêmica (que afeta todo o corpo, como o lúpus) e estresse físico, emocional ou do próprio organismo quando passa por mudanças (redução de estômago), e por contágios por dengue ou covid, por exemplo. As perdas podem ocorrer em até três meses após o "trauma".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A alopecia não é contagiosa, informa o especialista, e no caso de estresse, altera os níveis de perda de cabelo. Garani explica que o normal de queda é de 100 à 150 fios por dia, sendo esse número menor do que o de nascimento. Quando há sofrimento de alguma situação estressante, a perda é maior que o nascimento dos fios, evidenciando falhas no couro cabeludo, como é o caso do participante do reality show.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Sobre o caso de Lucas, o médico aponta que, como em todo caso, o diagnóstico para a doença deve ser dado por um dermatologista, através de consulta clínica e exames. Porém, os episódios sofridos no confinamento com Karol Conká podem servir de gatilho, uma vez que desestabilizam o participante. O tratamento é feito através de medicações orais ou tópicas (aplicadas diretamente sobre a área afetada), receitadas por um profissional.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade