Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Fumar e beber em excesso aumenta o risco de câncer de garganta

Folhapress
28 out 2020 às 10:05
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No início de outubro, o mundo lamentou a morte do guitarrista Eddie Van Halen, devido ao câncer de laringe, comumente chamada de garganta. A doença deve ser diagnosticada em 7.650 pessoas no Brasil em 2020, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), e tem uma taxa de mortalidade alta devido ao diagnóstico tardio.


Em 2018, ano mais recente do balanço do Inca, a doença matou 4.455 brasileiros, sendo 3.859 (86,6%) homens –é o 10º câncer que mais mata a população masculina. Segundo o médico Augusto Mota, oncologista da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) e coordenador do Comitê de Tumores de Cabeça e Pescoço, isso se dá porque os fatores de risco estão mais associados ao comportamento masculino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os principais causadores do câncer de laringe são hábitos de vida não saudáveis, como fumar e beber em excesso, com risco potencializado quando ambos estão associados. Há, em menor número, registro de casos em decorrência de refluxo persistente –quando o ácido estomacal volta pelo tubo digestivo e irrita a garganta– e de infecção pelo HPV.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta da Receita

Golpe da malha fina no Imposto de Renda é usado por criminosos

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ; Foto:
Entenda

Conversa de Moro com Gilmar é busca por maior diálogo com STF para tentar salvar mandato

Imagem de destaque
Perdeu recurso

Xuxa é condenada a pagar R$ 31 mil a Carla Zambelli

Imagem de destaque
Saiba mais

Advogado de Moro critica voto de juiz por incluir segurança em gastos de pré-campanha


Uma parte expressiva dessas pessoas só é diagnosticada em estágios avançados, quando a chance de sobrevida pode ser menor do que 10%.
"É um indivíduo que, por esse perfil [tabagismo e alcoolismo], tende a ter menos cuidado com a própria saúde", afirma Mota.

Publicidade


Quando chegam ao consultório, os pacientes já estão com a doença num estágio "localmente avançado", afetando gânglios laterais ou outros órgãos do pescoço, comprimindo vasos sanguíneos e cartilagens.


O tratamento varia conforme o caso, mas pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Sem diagnóstico precoce, a alternativa de tratamento se restringe a cuidados paliativos.


Os principais fatores a observar devem levar em conta o tempo de permanência. Ferida, rouquidão e dificuldade de engolir por dor ou sensação de garganta obstruída que perdurem por 21 dias devem ser analisadas por um profissional, que pode ser um otorrinolaringologista, um dentista ou um cirurgião de cabeça e pescoço. Também é importante estar atento ao aparecimento de caroços ou assimetrias no pescoço.

Mota afirma que, para o câncer de laringe, não há evidências da efetividade de exames de rastreamento, que são feitos em indivíduos saudáveis e sem sintomas. "O mais importante é não fumar e beber, e valorizar os sintomas de alerta."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade