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Golpistas usam nome da Anatel para 'tomar' clientes de operadora

Guilherme Tagiaroli - UOL/Folhapress
13 dez 2023 às 14:57
- Pixabay
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Recebeu ligação da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) sugerindo para você mudar de operadora? Saiba que é golpe. A agência fez um alerta via comunicado de imprensa após uma postagem no X (antigo Twitter) viralizar.


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Jeferson Menezes descreveu em um longo fio no X, ex-Twitter, que estava com problemas na internet de sua casa fornecida pela Oi. Ele entrou em contato com a empresa relatando a instabilidade, foram feitos testes e nada foi resolvido.

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Após isso, começou a receber ligações com uma gravação, que perguntava se o problema tinha sido resolvido, e depois passando para um "suporte". Num primeiro momento, sugeriam que ele trocasse de plano de internet da Oi. Depois, passou a receber chamadas de uma atendente que dizia ser da Anatel, tentando convencê-lo a mudar para a Claro.

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A Anatel informou em comunicado que "não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadoras de serviço". Além disso, a agência afirmou que o assunto está sob análise e que oficiou as empresas mencionadas.


Em uma página com informações de cuidados contra fraudes, a Anatel diz que quase nunca liga para os clientes. Para entrar em contato, os clientes precisam usar canais oficiais, como o telefone 1331, o serviço de atendimento via internet para registro de reclamações (www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao) ou pessoalmente, em unidades na capital dos estados.

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FORMA DE "TOMAR" CLIENTES DAS CONCORRENTES


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Jeferson suspeita que existe um esquema entre funcionários de operadoras. Ele sugere que pessoas de dentro da Oi vendem para representantes de outras operadoras (no caso, a Claro) dados de clientes com problema de conexão.


Com a informação de clientes insatisfeitos em mãos, eles poderiam abordar essas pessoas por telefone e convencê-las a trocar de operadora.

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Não há nenhum problema em trocar de plano. A questão principal é essa suposta troca de dados sem consentimento do cliente e o incômodo - no fio, Jeferson chegou a dizer que recebeu insistentes chamadas desses supostos representantes da Claro.


Contatada, a Oi diz que está apurando o que ocorreu e que tem compromisso de respeitar a privacidade e os dados pessoais de seus clientes. A companhia diz ainda que denúncias de qualquer natureza podem ser direcionadas pelo site https://canalconfidencial.com.br/oi/. Já a Claro ainda não se manifestou. O espaço segue aberto.

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No fim de setembro, a Oi precisou postar em sua página que usuários não perderiam conexão à internet em função de uma suposta "falência". Na época, golpistas entravam em contato com clientes da operadora, informando o possível fim da companhia e sugerindo um novo pacote.


Nesse caso, em específico, os golpistas exploravam o fato de a Oi Móvel (telefonia móvel) ter entrado em recuperação inicial, após ter sido vendida para TIM, Claro e Vivo. A operação não inclui o serviço de internet fixa da Oi em fibra óptica.

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O QUE A ANATEL RECOMENDA


- Dicas para não se dar mal: Em caso de dúvidas sobre oferta, a Anatel tem uma página com dicas contra fraudes e golpes.

- De olho no número: Fique atento para possíveis golpes, especialmente quando as ligações para oferta de produtos ou serviços não utilizarem o prefixo 0303 (números iniciais oficiais de empresas que fazem ofertas de telemarketing)

- Contato com meios oficiais de contato: Agência conta com diversos canais de atendimento: o app Anatel Consumidor, o site gov.br/anatel/consumidor ou por meio do telefone 1331.


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