Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados

Hábitos da pandemia ajudam a evitar doenças na primavera

Larissa Teixeira - Folhapress
01 out 2020 às 11:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O clima e alguns hábitos da população propiciam que, na primavera, algumas doenças comuns voltem a circular com mais frequência. A vacinação e os cuidados com a higiene são essenciais para evitar contaminações.


Segundo Érico Oliveira, clínico-geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, as doenças comuns na primavera dependem das características da estação em cada território. Assim, em locais com a estação mais "marcada", a primavera é um período de dias mais ensolarados. As pessoas costumam sair de casa com mais frequência e, além disso, haverá volta às aulas após o recesso da pandemia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Oliveira diz que este cenário favorece o surgimento de doenças associadas ao contato. "Nas crianças, há doenças infecciosas como rubéola, roséola e catapora."

Leia mais:

Imagem de destaque
Em maio

INSS bloqueia desconto de mensalidade na aposentadoria após denúncias

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça nega pedido de prisão domiciliar de bolsonarista que matou petista no Paraná

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque
Mística

Gisele Bündchen fala sobre relação íntima com astrologia e diz que segredo da beleza está nas fases da Lua


"Essas doenças virais são mais frequentes na faixa etária pediátrica", acrescenta Hamilton Robledo, pediatra da rede de hospitais São Camilo de São Paulo, citando, ainda, a incidência de caxumba e da bactéria escarlatina. Elas são transmitidas pelas secreções respiratórias contaminadas.

Publicidade


Com exceção da escarlatina e da roséola, o médico diz que o principal meio para se prevenir de doenças infectocontagiosas é manter a vacinação em dia.


Mas, por ser um período em que o clima está esquentando, com os bares mais cheios e as praias lotadas, a preocupação com a Covid-19 continua.

Publicidade


Os cuidados voltados para o coronavírus se aplicam a todos os outros vírus com transmissão respiratória, que ocorre por gotículas de saliva, por exemplo. Assim, o uso de máscaras e o distanciamento social podem ajudar a reduzir as infecções.


Para o pediatra, outros cuidados que foram intensificados com a pandemia também devem permanecer, como trocar de roupa ao chegar em casa e não entrar com sapatos. "No consultório, ouço os pacientes falarem que se habituaram a isso e que não vão parar."

Ele reforça que todos os cuidados de higiene são fundamentais nesta pandemia. "Não podemos relaxar."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade