Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Inca incentiva a deixar de fumar para evitar efeito grave da Covid-19

Agência Brasil
13 abr 2020 às 09:05
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tendo em vista o conjunto de sintomas da Covid-19 e a sobrecarga da rede de saúde no país, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) alerta os fumantes sobre a importância de largar o hábito no atual contexto.

Em nota, a entidade pontuou que o tabagismo provoca inflamações e prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Inca também observou que os fumantes têm mais tendência a desenvolver sintomas graves de Covid-19, devido à suscetibilidade ocasionada pelas substâncias nocivas do cigarro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


Conforme menciona o instituto, os fumantes convivem, geralmente, com a capacidade pulmonar já reduzida. Por isso, são acometidos mais frequentemente por infecções como sinusite, traqueobronquite, pneumonia e tuberculose. "Podemos dizer que o tabagismo, por sua vez, é fator de risco para a Covid-19", acrescenta o comunicado.

Publicidade


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em média, um em cada seis infectados por Covid-19 apresenta o quadro grave da doença e tem dificuldade para respirar.


No Brasil, dos 800 óbitos informados pelo Ministério da Saúde até a tarde de quarta-feira (8), 655 tinham como causa a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). A SRAG é capaz de desencadear a disfunção de órgãos, exigindo internação do paciente, inclusive em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ainda segundo o boletim do ministério, 59,1% dos pacientes que faleceram por SRAG eram homens.

Publicidade


A taxa de tabagismo caiu 40% no país entre 2006 e 2018. Apesar disso, enquanto 6,9% das mulheres declararam ainda manter o hábito em 2018, o índice entre homens chegava a 12,1%, conforme demonstrou relatório do Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).


O documento do Vigitel ressalta outras informações que são relevantes, se cruzadas com os do perfil dos infectados por Covid-19. No grupo de fumantes idosos com 65 anos de idade ou mais, a proporção era de 6,1%, naquele ano. Já entre pessoas na faixa etária de 55 a 64 anos, o índice dobrava, passando a ser 12,3%.

Publicidade


Outro aspecto a ser lembrado são os danos do fumo passivo. Anualmente, o tabagismo passivo causa cerca de 880 mil mortes em todo o mundo, das quais 58 mil, aproximadamente, são de crianças de 0 a 14 anos.


A fumaça do cigarro contém mais de sete mil compostos e substâncias químicas. Desse total, 69, no mínimo, são cancerígenos. Embora talvez se possa pensar que não haja nada tão danoso, o Inca aponta que a fumaça que sai da ponta do cigarro e se espalha pelos ambientes carrega até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

Publicidade


Dicas para abandonar o cigarro


Na nota, o Inca pondera, ainda, que os fumantes podem estar colocando a saúde em risco pelo simples gesto de levar a mão à boca sem higienizá-la adequadamente, o que facilita a infecção por Covid-19. Comentando que os pulmões já funcionam melhor em um intervalo de 12 a 24 horas após o corte no hábito, o instituto listou orientações que podem ser seguidas:

Publicidade


• Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.


• Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.

Publicidade


• Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.


• Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, pois dificilmente você sairá devido ao risco da contaminação pelo coronavírus.


• Se der vontade de fumar, lembre-se de que a vontade de fumar só dura cinco minutos. Para se distrair nesses cinco minutos, ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório... Enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.

• Lembre-se que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade