Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inclusão

Londrina terá residências para pessoas com deficiências físicas em situação de dependência

Pedro Marconi - Grupo Folha
13 jan 2021 às 08:45
- Gustavo Carneiro - Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto de residência inclusiva para pessoas com deficiências físicas começa a ser implantado em Londrina. A iniciativa é uma parceria da Associação Flávia Cristina com o poder público. Um chamamento público foi lançado pelo município em 2020 em busca de interessados e a entidade localizada na zona norte foi a contemplada. Serão três imóveis com capacidade para acolher até dez pessoas, totalizando 30 vagas. A expectativa é de que entrem em funcionamento até março.


"No mundo atual, em que falamos de inclusão, ela deve ocorrer em todos os âmbitos. A residência surge para romper a prática da institucionalização a segregação das pessoas com deficiência. Essas residências serão incluídas dentro da comunidade, com toda a acessibilidade e estrutura para que possam viver”, explicou Cibele Hencklain Blaaw, diretora-geral da Associação Flávia Cristina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A instituição fará a gestão dos espaços. Por mês a prefeitura irá repassar R$ 114,5 mil em contrato de um ano, porém, há contrapartida da associação. A intenção era de que os imóveis ficassem na região norte, entretanto, pela falta de opções de locais adequados, as casas escolhidas estão situadas na área central da cidade. "Serão em bairros residenciais, sem nada que caracterize uma institucionalização. São residências inicialmente alugadas”, informou. As edificações estão recebendo intervenções para que fiquem totalmente acessíveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida


ESCOLHA
A seleção dos moradores será feita por uma equipe multidisciplinar. Segundo Blaaw, 13 pessoas já estão listadas na secretaria de Assistência Social, podendo se tornar moradoras. "São moradias para pessoas com deficiência em situação de dependência. A secretaria possui alguns cadastros de pessoas que se encontram nesta situação. Haverá central de vagas e encaminhamento”, destacou.

Quer saber mais? Acesse a matéria completa na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade