Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
UNODC

Relatório da ONU comenta sobre drogas sintéticas e pandemia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
07 dez 2020 às 13:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) divulgou na última semana um novo relatório, mais aprofundado, de uma avaliação sobre as drogas sintéticas. O documento é um complemento da análise divulgada no mês de junho e que trazia informações sobre o uso de substâncias no mundo no período compreendido entre 2017 e 2018. As drogas sintéticas, correspondem a uma variedade de substâncias, produzidas em laboratórios e que, em geral, são conhecidas pelas diversas siglas, tais como: MDMA (93,4-methylenedioxy- methamphetamina); NBOMe (N-2-Methoxybenzyl- 2,5-dimethoxy-phenethylamina); GHB (ácido gamma-hydroxy butirato, LSD (Dietilamina do ácido lisérgico), entre outras.


O relatório aponta que nos últimos anos, mais de 1.000 novas substâncias psicoativas (NSP) surgiram nos mercados de drogas ilícitas. O grande número de substâncias e a natureza dinâmica do mercado de NSP representam importantes desafios para a oportuna identificação e o desenvolvimento de respostas adequadas às ameaças emergentes para a saúde pública relacionadas a essa tendência de aumento de drogas sintéticas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pode-se dizer que o mercado de drogas sintéticas é único. Isto devido à simplicidade, flexibilidade e escalada de fabricação; a disponibilidade de uma ampla variedade de precursores e rotas das drogas sintéticas; a existência de uma grande indústria química e farmacêutica lícita, globalizada, que utiliza substâncias e métodos de produção semelhantes; e sua independência das estações de cultivo e condições ambientais. Consequentemente, a acessibilidade, a disponibilidade e a pureza das drogas sintéticas aumentaram, assim como os danos à saúde associados ao seu uso. A natureza sintética dessas substâncias também permite que os traficantes as comercializem em formas de apresentação cada vez mais diversas, tais como: pós, comprimidos, cápsulas, líquidos, selos, sprays e na forma cristalina. As drogas sintéticas podem, portanto, ser ingeridas, fumadas, inaladas, vaporizadas, cheiradas, injetadas, aplicadas por via sublingual ou usadas como adesivos, supositórios, colírios ou sprays nasais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
16 de abril

No Dia Mundial da Voz, veja dicas de especialista para ter uma voz mais confiante

Imagem de destaque
Relatório

Lava Jato permitiu uso irregular de provas contra a Petrobras pelos EUA, diz Corregedoria do CNJ

Imagem de destaque
Mais uma fase

PF mira financiadores do 8/1 em 26ª fase da Lesa Pátria e diz apurar danos de R$ 40 milhões


O mercado de metanfetaminas se expandiu globalmente durante os últimos anos, sendo que as apreensões mais do que dobrou de 100 toneladas em 2013 para 228 toneladas em 2018. O aumento nas quantidades apreendidas, juntamente com a queda dos preços de varejo e aumento da pureza, apontam para uma dinâmica e crescimento de mercado para estas classe de drogas. No mesmo período, as quantidades anuais globais de anfetaminas apreendidas flutuaram entre 45 e 71 toneladas.

Publicidade


A intenção da UNODC, entre outras finalidades, é investigar como a pandemia interferiu nesse quadro de drogas sintéticas. Ainda não existe um estudo científico epidemiológico concentrado na questão drogas e Covid-19, porque a pandemia é algo recente, mas algumas questões já estão sendo debatidas pelas entidades e especialistas em dependência química.


Nino César Marchi, psicólogo do CPAD (Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas) de Porto Alegre e associado da Abead (Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas) explica que, assim como os outros mercados, o comércio ilegal de substâncias precisou se reinventar para driblar o confinamento e outras medidas de enfrentamento à Covid-19. "Já é possível afirmar que o fechamento das fronteiras causou escassez dos precursores utilizados na fabricação destas substâncias. Esse fator fez os preços de compostos e drogas sintéticas aumentarem. A pureza desses produtos também foi alterada. Imagina-se que, mesmo com dificuldades com o envio de mercadorias pelo correio, o comércio internacional de drogas tenha continuado. A atividade encontrou fluxo por vias marítimas, em grandes contêineres, e aéreas, por meio de jatos particulares, graças ao poder dos cartéis que atuam na venda ilegal desses produtos”, conta.

Publicidade


O relatório aponta também que os jovens, as mulheres e as classes sociais menos abastadas, estão entre as populações que pagam o preço mais alto quando o assunto é o consumo de drogas e pandemia. Isto porque a pandemia trouxe uma instabilidade no que diz respeito à saúde física-mental e à empregabilidade sendo que essas ameaças tornaram a camada populacional mais pobre ainda mais vulnerável ao uso de substâncias. "O tráfico, inclusive, acaba sendo uma forma de sustento encontrada por algumas pessoas, que enxergam nesse mercado obscuro, uma maneira de alavancar a renda”, destaca Nino Marchi.


Esse mercado, por sua vez, também é cíclico e passa por "ondas” e "modismos”. A metanfetamina é uma droga sintética (uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central, conhecida como como Ice, Tina, Meth, cocaína de pobre, Speed ou cristal) cuja apreensão expandiu nos últimos anos, como aponta o estudo da UNODC. A consequência é o disparo no preço e a pureza do produto, já que esse mercado também está sujeito às falsificações. O uso de compostos desconhecidos pelo público consumidor, torna essas substâncias ainda mais perigosas à saúde.

Publicidade


O relatório também mostra que houve crescimento na apreensão de anfetaminas, em formatos de comprimidos, e do ecstasy. O levantamento baseou-se no desmantelamento de laboratórios de drogas sintéticas, em análises epidemiológicas e, também, em técnicas analíticas sofisticadas no sistema de esgoto dos bairros residenciais para averiguar o consumo dessas substâncias”, informa Nino Marchi.


Outro fenômeno importante que vale ser mencionado segundo o psicólogo é que com o surgimento da pandemia, o distanciamento social, como mediada sanitária, o fechamento de bares, boates e eventos de música eletrônica contribuíram para o menor consumo de NSP por jovens nestes espaços. "Mas provavelmente isso não impediu este consumo em festas clandestinas e as famosas 'resenhas-reuniões' de amigos em casas e condomínios, apartamentos e pavilhões abandonado, onde se reúnem para tal prática", salienta Marchi.

Publicidade


Pandemia X dependência química


A pandemia causa um 'efeito cascata' quando falamos de dependência química, na opinião de Alessandra Diehl, psiquiatra especialista na área e vice-presidente da Abead. Sabe-se que a Covid-19 causou grande tensão nas relações familiares, exacerbadas com o confinamento, além do temor da crise econômica e da letalidade do vírus, que não permite aos familiares se despedirem de um ente querido em caso de óbito. O estresse causado pelo coronavírus interferiu na busca por medicamentos para combater a insônia, transtornos de ansiedade e pânico. "A escassez de opioides farmacológicos também fizeram com que os dependentes desses medicamentos migrassem para o uso de substâncias como álcool, benzodiazepínicos e drogas sintéticas”, pontua Alessandra.

Publicidade


Ela complementa que apesar do consumo do ecstasy ter se mantido estável, essa é a droga sintética mais traficada do mundo e a mais manufaturada nas Américas. Além disso, para ela, a versão mais recente do levantamento da UNODC traz outra informação alarmante: mais de 1000 novas substâncias psicoativas emergiram no mercado. "Isso traz novos desafios para quem trabalha em emergências médicas e também aqueles que trabalham no controle de demanda e oferta de substâncias ilegais. Essas drogas ilícitas são fabricadas de forma caseira e clandestinamente. Estamos descobrindo novos compostos que essas substâncias contêm e uma infinidade de reações adversas que causam ao organismo. São convulsões, danos neurológicos, cardiotoxicidade, além de desidratação, hipertermia e problemas psiquiátricos. Como manejar esses riscos, reduzir danos e prevenir que novos usuários jovens façam uso e experimentação que pode evoluir para dependência? Esse é um grande desafio para a área da saúde mental”, argumenta a vice-presidente da Abead.


Pandemia exige novo olhar para a dependência

Publicidade


Nino Marchi enfatiza que os governos, no mundo todo, e especialmente no Brasil, precisam olhar para medidas sanitárias e intervenções médicas para proteger essas pessoas. "Notamos, na última década, redução de verbas para prevenção e tratamento ambulatorial para dependência química. E não é só isso. A Covid-19 trouxe com ela a crise no sistema de saúde. Faltam leitos, diminuíram as consultas, equipamentos, médicos e outros especialistas. Entre os dependentes, entre 15% e 20% têm a possibilidade de receber tratamento adequado, mas nem essa porcentagem consegue ser contemplada neste momento”.


Sobre a adoção de políticas públicas que podem ser aplicadas para diminuir a prevalência de uso de drogas sintéticas, Marchi sugere a interface entre pesquisas de universidades, com verbas públicas e de instituições privadas. "Precisamos de projetos coordenados por especialistas em toxicologia, drogas, políticas públicas, profissionais de perícias, especialistas forenses sobre técnicas para detecção rápida, triagem e confirmação e melhorar o diagnóstico precoce, e também envolver aqueles que estão no front de atuação no controle e prevenção, às famílias e os educadores”, observa Marchi.


A segunda orientação dele diz respeito às questões sócio econômicas: a queda da pobreza, acesso à educação de qualidade e o fortalecimento do estado de direito poderá contribuir e arrefecer a diminuição do mercado de drogas ilícitas, queda da violência, entre outros problemas interligados ao uso de substâncias e tráfico de drogas.


O relatório pode ser acessado na íntegra no link.


Onde buscar ajuda?


Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas) do município.

Narcóticos Anônimos (NA).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade